Publicidade - Anuncie aqui também!
Inverno demanda mais atenção ao lavar os cabelos (Ilustração)
Inverno demanda mais atenção ao lavar os cabelos (Ilustração)
Publicidade - Anuncie aqui

Durante o período mais frio do ano, as mulheres sofrem com o aumento de oleosidade do couro cabeludo e também com o ressecamento dos fios, ambos causados pelo uso da água muito quente na hora de lavar os cabelos.

Camila Aparecida Costa de Oliveira, docente da área de beleza do Senac Itapira, comenta que nos dias frios é mais difícil cuidar dos cabelos. Com o tempo mais seco, logo aparecem o ressecamento e o frizz, mas é a água quente a principal vilã para os fios no inverno. “A temperatura elevada no chuveiro dilata a fibra capilar, o que causa a perda de nutrientes e acelera a oleosidade do couro cabeludo”, pontua.

A principal dica da docente para evitar esses danos é nunca usar água muito quente, nem muito fria: o ideal é água morna. “Nesta época do ano lavar os fios na água quente é um grande erro cometido pela maioria, já que irá remover o óleo natural, deixando o cabelo com um aspecto ressecado, quebradiço e com pontas duplas”, reforça. Além disso, a água quente desidrata os fios, aumenta a queda e provoca uma descamação no couro cabeludo que pode ser confundida com caspa.

Outra sugestão é além de usar shampoos e condicionadores de boa qualidade, fazer uma limpeza profunda dos fios para retirar todas as impurezas. E depois a hidratação usando um creme específico para cada tipo de cabelo. “Se seu cabelo é seco, um creme próprio para cabelo seco, caso seja oleoso, um creme próprio para cabelos oleosos. O ideal é que a hidratação seja repetida semanalmente”, explica a docente.

Na hora de secar os cabelos com secador, utilize um protetor térmico, que além de protegê-los de agressões, ainda vai ajudar a diminuir o frizz. “Mantenha também uma distância do secador aos fios, não utilize o aparelho tão perto da cabeça, para não agredir o cabelo com o calor excessivo”, alerta.

E quando for arrumar os fios, o liso continua em alta e combina com qualquer look e acessório. “O penteado com rabo de cavalo alto é uma opção tanto para quem acordou com os fios mais rebeldes, como para quem quer deixar os seus brincos em evidência na hora de caprichar nos acessórios para uma festa. Quanto mais alto melhor ficará, pois deixa a mulher sexy e os traços do seu rosto mais expostos”.

Já a trança é um penteado clássico e ao mesmo tempo sofisticado. Pode ser feita de forma simples ou mais elaborada. “São vários os tipos de tranças, mas todos eles combinam com os variados estilos de look e acessórios, e com todas as ocasiões”. Para quem gosta de coques, esse penteado é práticos e elegante, uma ótima opção pra compor looks maravilhosos. “Se você acordou atrasada por causa do friozinho do inverno, vista um casaquinho de tricô, coloque aquele brincão e faça um coque para arrasar”, finaliza.

Para quem deseja se aperfeiçoar na área de beleza, o curso Cabeleireiro Assistente que tem como objetivo capacitar profissionais a atuarem como assistentes, em salões de beleza e no tratamento de cabelos, está com inscrições abertas no Senac Itapira. As aulas têm início em 27 de julho. Mais informações no site www.sp.senac.br/itapira ou pelo telefone (19) 3813-8210.

Serviço

Cabeleireiro Assistente
Início: 27 de julho de 2015
Término: 10 de dezembro de 2015
Horário: de terça à quinta-feira, das 18h30 às 22 horas
Local: Senac Itapira – Praça Bernardino de Campos, 150 – Centro
Informações: (19) 3813-8210 ou www.sp.senac.br/itapira