Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

A pandemia do novo coronavírus mudou a forma de ensinar e aprender. O estudo remoto se tornou necessário, mas nem todos têm a facilidade de concentração para realizar a atividade.

Segundo Rosane Alvares Gardin, docente das áreas de Gestão e Negócios e Recursos Humanos do Senac Itapira, essa nova realidade ainda vai permanecer por algum tempo e é preciso buscar soluções para o estudo render.

Mantenha-se bem informado: curta nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram e também pelo Twitter

“Tivemos que nos adaptar a uma situação do dia para a noite, a das aulas e das atividades on-line. E estudar remoto tem suas vantagens: maior flexibilidade e não precisar se deslocar até o local das aulas. No entanto, requer muitadisciplina”, afirma.

De acordo com a docente, o mercado de trabalho também está mudando. “O home office virou a realidade de muitas empresas; para algumas, permanente. E adaptar-se à essa realidade envolve ressignificar a forma de agir e interagir com o público”, enfatiza Rosane.

Ainda segundo a docente, se aperfeiçoar e desenvolver novas competências são fundamentais nesse novo cenário. “Por isso, o momento é ideal para quem está em casa voltar a estudar. Há diversos cursos on-line e muitas atividades de desenvolvimento pessoal e profissional. As opções são as mais diversas”, assegura.
  • E para render o estudo em casa, a docente dá algumas dicas. Confira:
  1. Estabeleça uma rotina: para quem está em casa, temos mais distrações, por isso é muito importante determinar horários para realizar suas atividades e tarefas do dia a dia. Seguir uma rotina ajuda nosso cérebro a se orientar e se organizar melhor. Use a agenda do celular ou um app para anotar seus compromissos.
  1. Organize suas atividades: monte um cronograma de estudos, planejando o que precisa ser feito semanalmente. Considere os horários das aulas on-line, as atividades assíncronas e entregas a serem realizadas e seus prazos.
  1. Escolha um local para assistir as aulas: em casa precisamos dividir os espaços com a família, o que acaba interferindo no nosso rendimento. Escolha um local para seus estudos. Pode ser um cantinho no quarto, por exemplo. Ter um local com nossos materiais à mão contribui para nossa organização e concentração.
  1. Desconecte das redes sociais no momento do estudo: estudar em casa exige disciplina e foco. E muitas vezes a ferramenta que se tem para acompanhar as aulas é o celular. Com ele em mãos, a tentação de dar uma olhadinha no WhatsApp ou nas redes sociais acaba acontecendo, e daí para perder o foco é um passo.
  1. Faça pausas: é importante manter uma boa postura e fazer pausas para alongar, alinhar as costas e relaxar os olhos. Tudo isso traz uma sensação de bem estar que vai ajudar a clarear a mente.
  1. Tenha seus objetivos definidos:quando decidimos o que queremos, isso nos motiva a seguir em frente. Tenha no seu local de trabalho uma imagem que represente para você o seu objetivo. Visualizar essa imagem vai ajudá-lo a encontrar forças para continuar seu desenvolvimento.
Para quem quer se especializar ou até mesmo buscar uma nova área de atuação, o Senac Itapira está com inscrições abertas para diferentes cursos com até 30% de desconto. Para mais informações consulte oportal www.sp.senac.br/itapira.