Churros e maça do amor são campeões de vendas nas baracas de guloseimas (ComunicaConteúdo)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Apesar do incremento, neste ano, de um setor voltado à produção artesanal e gastronomia gourmet – a Rua do Turista – a gastronomia popular na Festa de Maio ainda segue entre os principais atrativos do grande público.

Para ter ideia do volume de vendas em barracas de doces, por exemplo, um levantamento informal feito pela secretaria junto a alguns comerciantes do ramo apontou para um número aproximado de 75 mil churros e 45 mil maçãs do amor comercializadas a cada edição da Festa de Maio.

O itapirense Ângelo Roberto Vieira de Godoy, 42, vende doces no evento há 21 anos. Embora ele afirme que as vendas tenham diminuído um pouco em decorrência da crise dos últimos anos, o movimento ainda é bastante satisfatório. “As barracas de doces ainda são um grande atrativo na Festa de Maio, ao lado dos lanches e chopp. Ainda compensa muito participar e o público sempre prestigia”, comenta.

  • MAIORIA ITAPIRENSE

Além disso, os consumidores também costumam aproveitar a grande variedade do chamado ‘feirão’, com as barracas de roupas, acessórios, brinquedos, calçados, eletrônicos e utilidades domésticas, por exemplo. O que muita gente não sabe, contudo, é que empresários e comerciantes itapirenses são responsáveis por 60% do total de barracas instaladas na Festa de Maio.

“Neste ano, das 130 barracas em funcionamento na Festa de Maio, tanto no feirão quanto na parte gastronômica, 80 são comércios da nossa própria cidade. Isso quebra o argumento de que a Festa de Maio leva divisas daqui, quando na verdade ela também aquece o comércio local. Também é importante ressaltar que do público total estimado do evento, que gira em torno de 70 mil, entre 10% e 20% vem de outras cidades, o que também contribuiu para trazer renda para Itapira”, frisa o secretário municipal de Cultura e Turismo, Ricardo Pecego.

  • RETA FINAL

Acontecendo desde o dia 3, a 131ª edição da Festa de Maio de Itapira está em sua reta final. O tradicional evento em louvor a São Benedito termina na próxima segunda-feira (13), data que marca o ápice das festividades culturais e religiosas no Largo de São Benedito e adjacências.

Ao longo deste fim de semana, entre sexta-feira (10) e domingo (12), os três palcos da Festa de Maio – Cidade, no Largo; Praça, na Praça Mogi Mirim e Rua do Turista – continuam recebendo muitas atrações artísticas.

Na noite da última quinta-feira (10), o Palco Cidade foi tomado por homenagens. A primeira ficou por conta da entrega do Título de Cidadão Itapirense ao chefe da Congada Mineira de Itapira, Arnaldo Franco. Em seguida, a Banda Sinfônica Lira Itapirense recebeu uma placa em celebração aos seus 110 anos de atividades, marco atingido no dia 10 de abril deste ano. Ambas as honrarias foram propostas e entregues pela Câmara Municipal de Itapira.


 

PROGRAMAÇÃO FINAL DA 131ª FESTA DE MAIO DE ITAPIRA

  •  Sexta, 10 de maio

18:30 –  Fábio Over – Rua do Turista

19:30 – Anderson Koy – Palco Praça

21:00 – Duo Iara Ferreira & Leonardo Freitas – Palco Cidade

22:00 – Freddy Groovers – Palco Cidade

  • Sábado, 11 de maio

14:00 – Ever’Tom Pinheiro – Rua do Turista

16:30 – Three Tone – Palco Cidade

17:30 – Uvalua – Palco Cidade

18:30 – Riberti Brothers – Rua do Turista

19:30 – Banda Rainmaker (Tributo ao Iron Maiden) – Palco Praça

21:00 – João Lenhari Quinteto – Palco Cidade

22:00 – Grupo Improviso – Palco Cidade

  • Domingo, 12 de maio

16:30 – Raízes do Samba – Palco Cidade

18:30 – Rafael Martins Trio – Rua do Turista

19:30 – Nanny Barreto (Dança) – Palco Praça

21:00 – Fruto Proibido (Tributo a Rila Lee) – Palco Cidade

22:00 – Banda Monalizza – Palco Cidade

  • Segunda – 13 de maio de 2019

05h00 – Alvorada

05h30 – Missa

08h30 – Chegada das Congadas (Hotel S. Paulo)

9h00 – Procissão da Coroa

10h00 – Missa

11h00 – Cortejo – Busto da Mãe Preta

14:00 – Jhonny Vox – Rua do Turista

16h00 – Missa

17h00 – Procissão de São Benedito

18:30 – Ephileptic Jazz Band – Rua do Turista

21:00 – Banda Kerozene – Palco Cidade

*Programação sujeita à alteração sem prévio aviso.