Dona Marta se emocionou com homenagem recebida de amigos e familiares (Paulo Bellini/Itapiranews)

Uma das figuras mais carismáticas da gastronomia popular itapirense ganhou uma surpresa especial nesta quarta-feira (28), na Feira Noturna do Mercado Municipal.

A comerciante Leiko Takeuchi, mais conhecida como Dona Marta do Pastel, completou 79 anos de vida e foi homenageada por familiares, amigos e feirantes no início do evento semanal na área central da cidade.

Eles a surpreenderam com um bolo, cantaram o ‘parabéns’ e cumprimentaram a mulher que há mais de 30 anos é conhecida pela presença constante na barraquinha das feiras livres e também na pastelaria situada no interior do Mercadão.

A homenagem foi acompanhada e registrada pela reportagem do Itapira News com exclusividade.

“Estou aqui há 36 anos, é muita alegria ver todo esse reconhecimento e carinho. Foi uma surpresa mesmo, não entendi quando todos começaram a chegar na barraca”, disse, emocionada.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Maria Rostirolla, e a fiscal de feiras Daiana Lopes Pinheiro, também acompanharam o ato especial. A história de Dona Marta em Itapira começou há exatos 36 anos, quando ela e sua família se chegaram ao município vindos de Atibaia (SP).

Inicialmente, a família adquiriu a pastelaria no Mercado Municipal, que até então era bem desconhecida. “Fomos muito bem acolhidos por essa cidade, e não preciso muito tempo para que minha mãe ficasse bastante conhecida por seus pastéis e salgados”, conta a filha Adriana Takeuchi Neves, de 47 anos.

De acordo com ela, um fato curioso também envolve o nome da descendente oriental. “O nome dela é Marta, mas na época do registro não foi colocado no documento, que ficou como Leiko. Mas aqui todos sabem quem é a Dona Marta do Pastel”, brinca.

 

No começo de sua trajetória na cidade, Dona Marta também vendia salgados em bares e clínicas da cidade, e já participava de feiras livres junto do esposo, o ‘seo’ Jorge Takeuchi, de 89 anos

Juntos, o casal tiveram os filhos, Ricardo, de 56, e Adriana, e são avós dos netos Giovani Takeuchi, 22, Giulio Takeuchi Neves, 20 e Giuseppe Takeuchi Neves, 18. “Toda a família tem nela o apoio e a base para sempre sermos honestos, trabalhadores e corretos”, conclui Adriana.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui