Os fãs dos eventos astronômicos estão à espera do eclipse solar que poderá ser visto a olho nu em todo o Brasil. O raro fenômeno acontecerá no dia 14 de outubro, um sábado, quando a lua cobrirá o sol, projetando uma sombra na superfície terrestre.
O eclipse começará às 15h30, com duração prevista de 1h20. Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão visão parcial da lua cobrindo o sol, como uma espécie de “mancha” sobre o astro.
O melhor horário para visualização será às 16h49. Já quem estiver no Norte e no Nordeste, a visão será de um eclipse anular, ou seja, poderão ver uma espécie de ‘anel de fogo’.
Os eclipses solares acontecem quando o sol ainda está iluminando a Terra. Assim, é preciso adotar cuidados para observar o fenômeno, já que a observação sem o uso de equipamentos para proteção dos olhos pode ser muito nocivo, causando até mesmo cegueira.
E vale ressaltar que um simples óculos de sol, ainda que tenha uma lente com muita qualidade, não protege os olhos dos raios solares. Existem três formas de observar o fenômeno em segurança:
- Telescópio com filtro adequado para observação solar;
- Óculos para eclipse solar, normalmente vendidos em lojas especialistas em produtos astronômicos;
- Vidros de soldador número 14 ou superior.
Embora as duas primeiras opções sejam mais difíceis de se encontrar no Brasil, os vidros de soldador podem ser achados em lojas de material de construção. São feitos para compor máscaras de solda elétrica e conseguem proteger os olhos dos raios UV do sol.
Mesmo assim, o ideal é observar o eclipse por poucos segundos — e combiná-los com um óculos de sol comum também ajuda a proteger a retina.