O Ecoponto Municipal de Pneus e Volumosos de Itapira recebeu, na manhã desta terça-feira (8), a visita de representantes do governo da Coréia do Sul.
Eles foram recepcionados no espaço situado no Bairro dos Prados pelo biólogo da SAMA (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente), Anderson Martelli, e pelo técnico Edno Moreira.
O objetivo da visita foi apresentar aos coreanos os detalhes do trabalho desenvolvido no local com relação aos pneus e resíduos como sofás, colchões e móveis em geral. Segundo Martelli, a visita faz parte de um acordo de cooperação técnica firmado entre os governos brasileiro e sul-coreano e que visa o desenvolvimento, em território brasileiro, de projetos ligados ao manejo de resíduos, com atividades custeadas pela República da Coréia, considerada referência mundial na área.
O encontro durou cerca de uma hora e contou também com a presença do superintendente do Cisbra (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas), Hilário Piffer Júnior. Em agosto passado, uma delegação sul-coreana já havia passado por Itapira em visita à Ascorsi (Associação dos Coletores de Resíduos Materiais de Itapira), dentro do mesmo acordo de cooperação técnica.
Segundo Martelli, durante a permanência nas dependências do ecoponto, os membros da delegação se mostraram extremamente curiosos e interessados na sistemática de trabalho da coleta e destinação dos pneus. “Segundo o tradutor presente, os asiáticos ficaram impressionados pela gestão desses materiais e a educação que as pessoas têm, sendo visto como algo muito importante aqui”, disse.