
O CMI (Conselho Municipal do Idoso) abriu nesta segunda-feira (20) uma chamada pública para selecionar projetos de OSC (Organizações da Sociedade Civil) que atendam pessoas idosas em seus próprios domicílios.
O projeto foca no atendimento a pessoas com 60 anos ou mais que por algum motivo não conseguem acessar os sistemas de garantia de direitos, seja na área de saúde, proteção ou e promoção social.
“O projeto não visa um trabalho assistencialista, mas sim um trabalho de potencializar e enriquecer, fazer com que os idosos sejam agentes ativos da própria vida, ao lado de suas famílias”, comenta o presidente do CMI, Lucas Tiago de Oliveira da Silva.
O edital pretende selecionar projetos sem fins lucrativos de entidades regularmente constituídas e com inscrição regular junto ao CMI e sediados ou instalados em Itapira.
“A expectativa de vida aumentou muito nos últimos anos. Itapira tem uma média acima da média nacional, temos uma população idosa de 9% a 11% e daí vem nossa preocupação em oferecer qualidade de vida aos idosos que estão vivendo cada vez mais”, explica Silva.
- EDITAL
O edital determina que as entidades interessadas no chamamento devem entregar a documentação e o projeto em envelopes físicos diretamente na sede da Secretaria Municipal de Recursos Materiais, na Rua João de Moraes, 508, no Centro, até o dia 21 de julho.
O financiamento dos projetos tem teto de até R$ 160 mil, com recursos oriundos do FMI (Fundo Municipal de Assistência ao Idoso). O resultado da seleção será homologado pela Secretaria Municipal de Promoção Social e divulgado no Diário Oficial de Itapira.
Os documentos necessários e demais exigências estão descritos no edital que pode ser acessado no site da Prefeitura – www.itapira.sp.gov.br. Também é possível entrar em contato diretamente com a Secretaria de Recursos Materiais pelo número (19) 3843-9180, ou pelo e-mail [email protected]