Uma égua em situação de aparente abandono e maus-tratos foi resgatada na tarde desta terça-feira (15) em Itapira.
Além de muito magra, ela estava com o corpo totalmente carregado de carrapatos e sem uma das orelhas – provavelmente também em razão da ação dos bichos.
A égua estava em uma área alagada próxima que fica entre a Rua do Cubatão e a Rodovia SP-352 (Itapira-Jacutinga), na região do bairro Cubatão.
A operação de resgate do animal envolveu equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Patrulha Ambiental, da Sama (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) e da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
O trabalho de resgate inclusive exigiu o auxílio de um caminhão-munck, responsável por içar a égua de dentro da água. O local é uma espécie de atoleiro, onde antigamente havia um tanque. A suspeita é que o equino tenha acessado a área para beber água e ficou preso na lama.
Após o resgate, o animal recebeu um banho com o equipamento do Corpo de Bombeiros e logo em seguida foi encaminhado ao Almoxarifado Municipal, onde será avaliado por um médico-veterinário da administração municipal.
A informação sobre um cavalo com sinais de maus-tratos que perambulava pela região do bairro Villagio Verde já havia sido encaminhada ao Itapira News no final de semana. A Patrulha Ambiental foi comunicada e procurou pelo animal na área mencionada na segunda-feira (14), mas não obteve êxito em encontrá-lo na ocasião.