A eleição para a nova composição do Conselho Tutelar de Itapira aconteceu no último domingo (1) e o resultado preliminar foi divulgado logo após o fim da votação disputada por 24 candidatos, dos quais cinco foram eleitos conselheiros.
O pleito aconteceu entre 8h00 e 17h00 em 12 seções alocadas na Escola Estadual ‘Elvira Santos de Oliveira’, na Santa Cruz, sob organização do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) e Secretaria Municipal de Promoção Social.
Ao todo, 2.194 pessoas compareceram para votar, sendo computado somente um voto em branco. O número superou as expectativas da organização e ficou acima da média da eleição passada, que girou em torno de 1.500 votos.
“O número total de eleitores ultrapassou nossas expectativas, pois como o voto para o Conselho Tutelar não é obrigatório, uma porcentagem muito pequena dos eleitores se dispõem a votar”, comentou uma das coordenadoras do pleito, Beatriz Brandão.
- As candidatas eleitas foram: Jéssica Paula Almeida Euzebio (210 votos), Dalila Freires (197 votos), Márcia Cristina Centofante (172 votos), Edna Marques (153 votos) e Eliana Viola (144 votos).
- Como suplentes foram eleitas: Andressa Rocha (134 votos), Paula Simonetti (134 votos), Jane Lima (129 votos), Merice Seraphim Pinto (113 votos) e Jennifer Karoline (99 votos).
A apuração dos votos aconteceu rapidamente graças às urnas eletrônicas, com impressão dos boletins logo após o encerramento da votação. O ato contou com a presença de membros do CMDCA – incluindo a presidente do órgão, Ana Maria Nascimento Brunialti, bem como de fiscais dos candidatos e do promotor de Justiça Márcio Clóvis Bosio Guimarães.
“Tivemos alguns empates entre os suplentes e, para desempate, seguiremos os critérios definidos em edital, que são a maior nota na prova de conhecimentos e redação, maior idade e sorteio. A comissão se reunirá para realizar o desempate e publicará o resultado definitivo do pleito”, acrescentou Beatriz.
O mandato é de quatro anos a partir de 2024, com remuneração mensal de R$ 2.438,38 e carga horária de 40 horas semanais que inclui plantões quando necessário. Todos os candidatos foram aprovados em um processo seletivo que incluiu uma prova teórica.
Em novembro os conselheiros eleitos e seus suplentes ainda passarão por duas capacitações. De acordo com a legislação vigente, os conselhos tutelares são órgãos permanentes e autônomos, sem jurisdição, incumbidos de proteger e defender os direitos de crianças e adolescentes, agindo em nome da família, da sociedade e do poder público.
Eles desempenham um papel fundamental na fiscalização das ações dos órgãos públicos e entidades governamentais e não governamentais que prestam atendimento a crianças, adolescentes e famílias na cidade.
-
Conselheiros titulares eleitos:
-
Jéssica Paula Almeida Euzebio – 210 votos
-
Dalila Freires – 197 votos
-
Márcia Cristina Centofante – 172 votos
-
Edna Marques – 153 votos
-
Eliana Viola – 144 votos
-
Conselheiros suplentes eleitos:
-
Andressa Rocha – 134 votos
-
Paula Simonetti – 134 votos
-
Jane Lima – 129 votos
-
Merice Seraphim Pinto – 113 votos
-
Jennifer Karoline – 99 votos
-
Suplentes secundários:
-
Bruna Tatiane Dionísio – 92 votos
-
Leonardo Pereira da Silva – 89 votos
-
Maísa Fernanda da Silva – 89 votos
-
Maria Cristina Vieira da Silva – 74 votos
-
Rita de Cássia Jorge – 69 votos
-
Liliana Donatti Buzon – 62 votos
-
Patrícia Altafini – 41 votos
-
Viviane Sobral – 40 votos
-
Valdirene Mancini – 37 votos
-
Madalena Andrade – 37 votos
-
Rita Amaro – 37 votos
-
Janarína Soares – 20 votos
-
Júlia Nunes – 19 votos
-
Nayana Sampaio – 2 votos