Novos conselheiros tutelares foram eleitos no último domingo (Leo Santos)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Novos conselheiros tutelares foram eleitos no último domingo (Leo Santos)
Novos conselheiros tutelares foram eleitos no último domingo (Leo Santos)
Publicidade - Anuncie aqui

O resultado preliminar da eleição do Conselho Tutelar de Itapira foi divulgado na tarde desta segunda-feira (5) pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

A votação ocorreu no domingo (4), entre 8h00 e 17h00, no CVT (Centro de Valorização do Trabalho). Ao todo, 1.482 votos participaram do processo voluntário e escolheram um dos 20 candidatos.

Cinco mulheres foram eleitas para ocuparem as vagas disponíveis no órgão de proteção aos direitos de crianças e adolescentes. O resultado só poderá ser oficializado após a análise dos recursos, o que deve ser feito até quinta-feira (8). Os cinco candidatos mais votados foram: Maísa Fernanda da Silva, que recebeu 227 votos, seguida por Edna Cordeiro de Almeida (189), Monise Bosso (183), Rita Maria Sapucaia Cavalcanti (151) e Caroline Figueiredo Rosário (103).

A relação oficial com os candidatos eleitos e seus suplentes será publicada no Jornal Oficial de Itapira na sexta-feira (9). Ao menos duas denúncias de irregularidades estão sendo apuradas. Uma delas seria por propaganda de candidato com entrega de santinhos no dia da eleição, defronte ao CVT, prática conhecida por ‘boca de urna’.

Caso as irregularidades sejam confirmadas, o resultado da votação poderá sofrer alterações. Com exceção das duas denúncias, a eleição ocorreu de forma tranquila e organizada. Cada uma das salas registrou média de 370 votos. A GCM (Guarda Civil Municipal) deu suporte ao evento.

Do total de votos, sete foram brancos e três nulos. Os candidatos e suplentes eleitos ainda deverão passar por um curso de formação de conselheiros tutelares. A convocação acontecerá no dia 30 deste mês e o procedimento será abrigado no auditório da Aipa (Associação Itapirense de Preparo do Adolescente), no dia 12 de novembro. Somente depois disso, no dia 27 de novembro, é que acontecerá a homologação com o resultado definitivo da eleição, oficializando os novos componentes do órgão. A nomeação e a posse estão marcadas para o dia 10 de janeiro.

CANDIDATOS ELEITOS*

NOME VOTOS
Maísa Fernanda da Silva 227
Edna Cordeiro de Almeira 189
Monise Bosso 183
Rita Maria Sapucaia Cavalcanti 151
Caroline Figueiredo Rosário 103
  • CLASSIFICAÇÃO GERAL
NOME VOTOS
Eleomar Alves dos Santos 68
Odair Giatti 7
Samara Cristina Jacintho 59
Tânia da Silva Marcondes 54
Caroline Figueiredo Rosário 103
Rita Maria Sapucaia Cavalcanti 151
Cristiane Carlino 14
Denise Maria Riberti 34
Francisca Janaina Nunes Soares Besse 27
Maísa Fernanda da Silva 227
Gabriela Franceschini 1
Leticia Nascimento Silva 24
Jesuel Mariano da Silva 64
Gisele da Costa 50
Edna Cordeiro de Almeida 189
Liliana Donati Buzon 85
Monise Bosso 183
Márcia Cristina Centofante 13
Wellington Teodoro de Miranda 45
Rita de Cássia Jorge Manoel 75

* Resultado preliminar.