Voluntários e servidores receberam orientações (Leo Santos)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Voluntários e servidores receberam orientações (Leo Santos)
Voluntários e servidores receberam orientações (Leo Santos)
Publicidade - Anuncie aqui

A eleição para escolha dos cinco novos conselheiros tutelares de Itapira acontece neste domingo (4), entre 8h00 e 17h00.

Ao todo, 20 candidatos estão na disputa por uma das vagas disponíveis no órgão que tem por objetivo acompanhar e definir medidas protetivas para crianças e adolescentes vítimas de abusos, agressões, violações de direitos e em situações de vulnerabilidades sociais, por exemplo.

A votação acontece no CVT (Centro de Valorização do Trabalho), na Rua Vitório Coppos, 122, no São Benedito. Podem votar todos os eleitores do município com o título de eleitor devidamente em dia com a Justiça Eleitoral.

Os votantes devem, também, apresentar um documento de identidade oficial com foto. O mandato é válido para o triênio 2016/2019. O procedimento é coordenado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente).

Na última sexta-feira (2), servidores da Secretaria Municipal de Promoção Social e voluntários participaram de um treinamento para a eleição. A votação será distribuída entre quatro salas do CVT, cada uma abrigando dois mesários, um secretário e um presidente de seção.

O voto será feito através de cédulas de papel. Diferentemente de anos anteriores, quando o eleitor podia escolher até cinco candidatos entre os concorrentes, neste ano as regras permitem apenas a escolha de um postulante. A nova regra foi definida em 2014 pelo Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), que também determinou a eleição do Conselho Tutelar na mesma data em todo o país.

O resultado provisório do pleito deverá ser divulgado no mesmo dia, logo após a contagem dos votos. O prazo recursal acontece entre segunda-feira (5) e quinta-feira (8). A publicação dos eleitos sai na sexta-feira (9), no Jornal Oficial de Itapira. Os candidatos eleitos e seus suplentes deverão passar por um curso de formação de conselheiros tutelares, que deve ocorrer em novembro. A posse está marcada para o dia 10 de janeiro de 2016.

Candidatos ao Conselho Tutelar

  1. Eleomar Alves dos Santos
  2. Odair Giatti
  3. Samara Cristina Jacintho
  4. Tania da Silva Marcondes
  5. Caroline Figueiredo Rosário
  6. Rita Maria Sapucaia Cavalcanti
  7. Cristiane Carlino
  8. Denise Maria Riberti
  9. Francisca Janaina Nunes Soares Besse
  10. Maísa Fernanda da Silva
  11. Gabriela Franceschini
  12. Leticia Nascimento Silva
  13. Jesuel Mariano da Silva
  14. Gisele da Costa
  15. Edna Cordeiro de Almeida
  16. Liliana Donati Buzon
  17. Monise Bosso
  18. Márcia Cristina Centofante
  19. Wellington Teodoro de Miranda
  20. Rita de Cássia Jorge Manoel