O prefeito Toninho Bellini (PSD) e o vice-prefeito Mário da Fonseca (MDB) estiveram em Brasília (DF) para tentar viabilizar os recursos necessários para a construção de um novo sistema de captação de água bruta no Rio do Peixe
A missão oficial aconteceu na quarta-feira (12), quando as autoridades locais participaram de uma reunião de prefeitos sobre andamentos de projetos que tramitam no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.
Bellini e Fonseca foram recebidos pelo deputado federal Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, e pelo ministro das Cidades Jader Barbalho Filho. Segundo a Prefeitura, o projeto que prevê a construção da nova ETA (Estação de Tratamento de Água) no Rio do Peixe está orçado em quase R$ 30 milhões.
“Nosso projeto saiu na frente porque já está aprovado em todos os órgãos competentes, como a ANA (Agência Nacional das Águas), o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Nossa expectativa é muito boa e é possível que em breve sejamos contemplados com essa verba”, disse Bellini.
- NOVA ESTAÇÃO
Inscrito no ano passado no programa Novo PAC – Água para Todos – Abastecimento de Água Urbano, o projeto da nova captação de água bruta tem valor total de R$ 29.660.576,23.
A estrutura será responsável pela adução de uma vazão de até 430 litros por segundo, sendo transportada através de adutora por uma extensão de mais de 7,7 km até chegar na atual ETA (Estação de Tratamento de Água) do Ribeirão da Penha, na Avenida dos Italianos.
“Quando vier essa confirmação, poderemos dar início à obra e teremos dois pontos de captação de água na cidade. É um projeto que solucionará, por décadas, quaisquer problemas de abastecimento que poderiam ocorrer no futuro, mesmo nas épocas de fortes estiagens”, afirmou o prefeito.