Valéria Bolsonaro e Toninho Bellini conversaram antes de visita da parlamentar à Câmara (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade

A deputada estadual Valéria Bolsonaro (sem partido­) esteve em Itapira na manhã desta sexta-feira (13) e conversou com vereadores e com o prefeito Toninho Bellini (PSD).

A visita à Prefeitura e Câmara Municipal fez parte de uma agenda por cidades da região para apresentar detalhes e pedir apoio a respeito da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras.

Ela chegou ao município às 9h00 e foi direto ao gabinete do chefe do Executivo. De lá, caminhou até a sede do Poder Legislativo acompanhada dos vereadores André Siqueira (PSL), Beth Manoel (PSL), Luan Rostirolla (PSDB) e Fábio Galvão dos Santos (PSD).

Já no plenário, o vereador Carlos Donizete Briza (PP) também participou do encontro. Siqueira agradeceu a visita da parlamentar e também reforçou o pedido de ajuda para conquistas de recursos para a cidade.

Professora graduada em biologia, moradora de Campinas (SP) e casada com um primo distante do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Valéria Bolsonaro tem trabalhado para emplacar a iniciativa junto ao público que, conforme considera, sempre esteve “à margem da sociedade”.

André Siqueira foi o ‘anfitrião’ da nova visita à Itapira (Paulo Bellini/ItapiraNews)

“Através dessa frente parlamentar poderemos ajudar muita as pessoas com deficiência e com doenças raras, e esse meu trabalho é de construir pontes, de ser a ligação entre os vereadores, o município com o Estado e com a federação”, disse a deputada.

De acordo com ela, por intermédio da frente parlamentar o município poderá receber cursos, capacitações e especializações, além de esclarecimento jurídico. “Essa população muitas vezes desconhece seus direitos e vive à margem da sociedade”, definiu.

Durante a visita, ela também elogiou a estrutura acessível da Câmara Municipal e parabenizou o vereador Luan Rostirolla, presidente da Casa durante as obras de reforma que resultaram na adaptação das instalações.

  • VISITAS E DIFERENÇAS

Em entrevista ao Itapira News, a deputada disse que tem sentido boa receptividade nas cidades pelas quais vem passando para falar sobre a frente – depois de Itapira, ela ainda iria para Lindoia, Amparo e Morumgaba.

Crítica do governo João Doria (PSDB) e defensora ferrenha das pautas ligadas ao bolsonarismo – como o voto impresso – ela garante que as diferenças políticas não atrapalham nos contatos com lideranças locais e regionais.

“Como se trata de uma causa, e não de uma ideologia partidária, a receptividade é maior. Todos sabem as dificuldades que essas pessoas e suas famílias enfrentam e de como é difícil o trabalho das entidades, então tenho sido muito bem recebida”, afirmou.

Ainda assim, ela ponderou que em determinadas localidades as diferenças ideológicas acabam, sim, por interferir de alguma maneira nas relações.

Parlamentar falou sobre frente ligada aos direitos das pessoas com deficiência e doenças raras (Paulo Bellini/ItapiraNews)

“Esse foi um dos motivos pelo qual trouxe a frente parlamentar para dentro dos municípios. Como eu tenho problemas com o governo estadual, eu faço a ponte com o governo federal. Então, o que o Governo do Estado não me ajuda eu peço à União, e assim vou arranjando formas de ajudar a população, que é sempre a única intenção”.

Sobre o fato da acessibilidade da Câmara Municipal de Itapira ter gerado certa surpresa em sua chegada e os motivos pelos quais esse tipo de iniciativa ainda parece ser rara nos edifícios públicos e de uso coletivo, ela disse que a questão está diretamente relacionada à falta de informação e maior debate a respeito do tema.

“A gente sabe que o ser humano só começa a responder àquilo que ele sente. Essa é a maior dificuldade. Eu tenho passado por algumas cidades e ando com máscaras e camisas que ganho de entidades, e me perguntam sobre uma máscara colorida que uso, sem saber que ela representa o autismo. Então, precisamos levar mais conhecimento às pessoas”, avaliou.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui