Roda de Samba completa três anos de muito sucesso (Rodrigo Peguin/Agência Kinkan)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Roda de Samba completa três anos de muito sucesso (Rodrigo Peguin/Agência Kinkan)
Roda de Samba completa três anos de muito sucesso (Rodrigo Peguin/Agência Kinkan)
Publicidade - Anuncie aqui

do Portal Megaphone

Num primeiro momento, o clima chega a ser nostálgico na antiga estação ferroviária de Mogi Guaçu.

O charme arquitetônico do antigo imóvel que hoje abriga atividades da administração municipal se une a uma não menos charmosa praça instalada bem na frente, com bancos de descanso divididos entre canteiros arborizados.

Desde 2012, uma vez por mês, o espaço fica repleto de famílias inteiras reunidas para conferir mais uma Roda de Samba e Choro com o Grupo da Estação. Sem grandes produções – ao contrário, já que a simplicidade é ingrediente primordial – nove músicos ocupam cadeiras em torno de uma mesa.

No chão, debaixo da mesa, uma estratégica caixa de isopor guarda gelo e cerveja – presente de colaboradores do grupo que não recebe cachê algum pelas apresentações. “É tudo pela arte. Não rola dinheiro, não tem verba”, diz o idealizador do projeto, o músico Henrique Perina, 29.

No domingo, dia 17 de maio, o evento completa três anos de apresentações ininterruptas, reforçando o sucesso conquistado com uma proposta pra lá de sincera e livre de amarras comerciais. O início é sempre às 10h00, e as apresentações costumam durar entre duas e três horas. A ideia que originou a atividade, segundo Perina, nasceu depois de uma visita ao campus da USP (Universidade de São Paulo) em Ribeirão Preto (SP).

Lá, mais precisamente em um coreto a caminho dos museus do Café e Histórico, acontece desde 1994 o ‘Café com Chorinho’, sempre aos domingos. “Eu conheci esse projeto, em que é servido um café da manhã e um trio toca chorinho, e depois fiquei pensando que talvez fosse possível fazer algo semelhante em Mogi Guaçu. Apresentei a ideia à Secretaria de Cultura e deu certo”, lembra. Leia a matéria completa no Portal Megaphone.