Neto e Munhoz durante encontro em Itapira (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade

O deputado estadual Barros Munhoz (PSB) recebeu na manhã desta segunda-feira (7) a visita do presidente do Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito), Ernesto Mascellani Neto.

O encontro aconteceu no escritório político do parlamentar em Itapira, onde os dois conversaram sobre os encaminhamentos após o anúncio de uma unidade do Poupatempo no município.

Após a reunião, eles concederam entrevista coletiva na qual Neto detalhou o processo de implantação do serviço na cidade, que pode durar semanas ou meses, a depender de uma série de fatores e das tratativas junto ao governo municipal.

A princípio, a informação era de que o Poupatempo deverá funcionar no mesmo prédio da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), na Rua José Ivalt Fernandes. Porém, segundo o presidente do Detran, isso também depende de avaliação do espaço.

Cauteloso quanto a prazos, ele preferiu não fixar uma previsão de quando o Poupatempo de Itapira efetivamente começará a funcionar.

“Isso depende de vários fatores, desde a questão de possíveis adequações necessárias no prédio do Detran ou mesmo mudança para outro local até a definição de eventuais serviços municipais que serão atendidos no Poupatempo”, disse.

“Em Serra Negra, por exemplo, tivermos um tempo recorde de implantação de 45 dias, mas foram vários fatores que favoreceram isso. O que posso adiantar é que a unidade de Itapira terá todos os serviços oferecidos pelo Estado que já estão no Poupatempo e poderá absorver também serviços municipais”, disse.

Presidente do Detran se reuniu hoje cedo com parlamentar em Itapira (Paulo Bellini/ItapiraNews)
  • ANÚNCIO E POLÊMICA

A conquista de uma unidade do Poupatempo em Itapira foi anunciada há uma semana pela Prefeitura após encontro do prefeito Toninho Bellini (PSD) com o presidente do Poupatempo.

A boa notícia, entretanto, acabou por alimentar uma nova disputa política entre o atual grupo governista e o deputado em razão da ‘paternidade’ da conquista.

Enquanto Bellini afirmou que desde fevereiro vinha buscando o Poupatempo, o parlamentar apresentou ofícios datados de 2019 e de 2020 no qual já solicitava uma unidade do órgão ao Governo do Estado.

Durante a visita do presidente do Detran, entretanto, Munhoz procurou amenizar a situação diante do número de cidades incluídas no plano de expansão das unidades do Poupatempo.

“Serão 240 municípios que terão (novas unidades do) Poupatempo. Então, esse negócio de dizer quem foi lá pedir ou não passa a ser uma coisa muito pequena, pois quase metade dos municípios de São Paulo vai ter”, disse.

Ainda assim, Neto ressaltou que o anúncio do Poupatempo para Itapira, dentro do processo de unificação com os serviços do Detran, faz parte de “uma somatória de esforços” e que o papel de Munhoz é “extremamente relevante nessa conquista”.

“Em 2019 eu estava no Poupatempo quando nosso vice-governador Rodrigo Garcia me falou sobre a demanda do deputado a respeito da possibilidade de Itapira receber uma unidade. Depois, em agosto de 2020, quando eu já estava no Detran, o governador Doria anunciou esse plano de expansão e em menos de 10 dias recebi um ofício do Munhoz solicitando o Poupatempo para Itapira. Sou testemunha do seu esforço para que Itapira fosse contemplada”, disse o presidente do Detran.

  • ‘PATERNIDADE’

Na semana passada, em um vídeo gravado ao lado do prefeito Toninho Bellini, Ernesto Mascellani Neto disse que ambos haviam tratado sobre a migração da unidade da Ciretran para uma unidade do Poupatempo.

Em uma postagem nas redes sociais, a Prefeitura também disse que o prefeito havia solicitado a unidade do Poupatempo para Itapira e que a confirmação havia sido dada de imediato.

O grupo ligado a Munhoz reagiu rapidamente e passou a divulgar os ofícios que mostram a atuação do parlamentar, nos dois últimos anos, relacionada aos pedidos para que Itapira tivesse uma unidade do órgão, incluindo uma postagem de agosto de 2020 nas redes sociais relacionada ao pedido mencionado por Neto.

Em meio a tudo isso, claro, a população celebrou a conquista do órgão que promete facilitar a vida de quem precisa dos inúmeros serviços prestados no Poupatempo. Até então, Mogi Guaçu é a única cidade da região que conta com o órgão. Mogi Mirim também deverá receber uma unidade.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui