Evento ocorrido nesta segunda-feira entregou o Hospital de Campanha (Paulo Bellini/ItapiraNews)

Realizada na manhã desta segunda-feira (3), a cerimônia de inauguração do Hospital de Campanha de Itapira – também chamado de Hospital da Solidariedade – teve momentos de grande emoção e também agradecimentos, além de pedidos para que a população colabore na luta contra o coronavírus.

O ato aconteceu às 10h00 englobou, ao longo de aproximadamente uma hora, discursos de autoridades, bênçãos e visita ao novo espaço que passa a agregar mais 12 leitos para receber pacientes com sintomas leves e moderados da Covid-19.

A comoção pediu passagem principalmente com a participação de familiares do médico pediatra Dr. Luiz Otávio de Barros Vieira, ex-diretor clínico do Hospital Municipal e que faleceu em abril vitimado pelo coronavírus.

Como forma de homenagem, seu nome passa a batizar o Hospital da Solidariedade construído no prédio do CVT (Centro de Valorização do Trabalho), ao lado do Hospital Municipal), na região do São Benedito.

Familiares do Dr. Luiz Otávio marcaram presença na cerimônia (Paulo Bellini/ItapiraNews)

“Ficamos extremamente honrados com essa homenagem. Nosso pai sempre foi um entusiasta da saúde pública e ficaria muito orgulhoso por mais esta conquista da saúde aqui na cidade”, disse uma das filhas do médico, Letícia Diniz Vieira, ao lado da irmã Marília e da mãe e esposa do médico, Juliana Novaes Diniz Vieira.

“Continuaremos torcendo e rezando para que tenham saúde e continuem cuidando tão bem daqueles que precisam, inclusive agora neste Hospital de Solidariedade ‘Dr. Luiz Otávio de Barros Vieira”, completou, bastante emocionada antes do descerramento da placa inaugural.

 

  • COLABORAÇÃO

Ao discursar, o secretário municipal de Saúde, Vlaven Vieira, lembrou que a população deve fazer sua parte e contribuir de maneira mais compromissada na luta contra a pandemia.

“Em apenas 40 dias do primeiro contato que tivemos, nós já colocamos esse hospital em funcionamento. Espero que isso nos dê condição de melhorar o atendimento prestado no Pronto Socorro da Covid-19, mas volto a dizer que todo esse atendimento não será suficiente se a nossa sociedade não entender o que está ocorrendo hoje com essa doença”, disse.

Secretário de Saúde pediu mais empenho da população na luta contra pandemia (Paulo Bellini/ItapiraNews)

Para o secretário, a população ainda tem feito pouco para se defender do coronavírus. “Se a população não se conscientizar que o melhor meio de prevenção é ainda é o distanciamento social, os cuidados diários com a limpeza e higiene, não fazer aglomerações, volto a solicitar a todos que procurem trabalhar a questão do isolamento, pois se continuarmos nessa situação nunca haverá leitos suficientes”, acrescentou.

  • AGRADECIMENTOS

O prefeito Toninho Bellini (PSD) agradeceu às empresas, empresários e profissionais liberais que fizeram doações para acelerar a estruturação do Hospital de Campanha. Representantes dos doadores também foram convidados para o ato inaugural.

“Iniciamos o ano com expectativa muito grande de que, após quatro meses, estivéssemos em uma situação melhor em relação à pandemia, mas infelizmente isso não aconteceu, as coisas caminharam para uma situação mais crítica, por isso tivemos a iniciativa de nos colocarmos à frente e ver que poderíamos fazer para atender bem a população”, afirmou.

Bellini agradeceu pelas doações recebidas (Paulo Bellini/ItapiraNews)

A cerimônia também contou com a presença do vice-prefeito Mário da Fonseca (PSD), da presidente da Câmara Municipal, Beth Manoel (PSL) e do padre Jamil Antônio da Costa, da Paróquia de Santa Rita de Cássia.

O religioso fez uma breve celebração em bênçãos ao novo espaço e passou por todas as dependências com o rito da aspersão de água benta. Vereadores e secretários municipais também marcaram presença.

Padre Jamil fez rito de aspersão com água benta nas dependências do hospital (Paulo Bellini/ItapiraNews)

O Hospital de Campanha foi construído por equipes da própria Prefeitura e os equipamentos têm sido doados por empresas e empresários da cidade, além de contribuições espontâneas destinadas à campanha Juntos Podemos Mais, encabeçada pela Acei (Associação Comercial e Empresarial de Itapira).

Publicidade - Anuncie aqui