Filho de José Roberto Prado, Renato, se emociona junto à placa de inauguração da unidade (Paulo Bellini/Itapira News)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

“Que essas crianças possam ter uma média alta em suas notas escolares, mas que acima de tudo tenham uma boa média na escola da vida, assim como nosso querido ‘Zé Roberto’”.

Com essa frase, entre aplausos, o empresário Rafael Prado, filho de José Roberto Prado – falecido em abril passado aos 66 anos – ilustrou a representatividade do patrono da nova EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) inaugurada na tarde da última quarta-feira (23).

Ao discursar, ele falou sobre a importância do pai – figura conhecida e fundamental no desenvolvimento do terceiro setor em Itapira e com forte atuação junto ao Educandário Nossa Senhora Aparecida – na formação de seus filhos enquanto cidadãos preocupados e comprometidos com uma sociedade mais justa e próspera. A nova unidade escolar fica no Loteamento José Tonolli, região do Istor Luppi.

O ato inaugural às vésperas do aniversário de 199 anos de Itapira reuniu também Dize Rodrigues Lopes do Prado, esposa do homenageado, os também filhos Renato e Ronan, as noras Mariana e Fabiana e os netos Samuel e Henrico, além de autoridades municipais, representantes do Educandário, parentes e amigos do empresário com histórico de atuação em grandes empresas – entre elas o Laboratório Cristália – e fundador da Via Prado Turismo.

O evento foi marcado por um misto de alegria e emoção. Emocionado, Rafael prado falou sobre como Zé Roberto era como pai. “Muitos o conhecem como amigo, colega de trabalho ou da entidade. Mas eu posso falar dele como pai, como o exemplo que ele foi”, disse com a voz embargada, agradecendo pela homenagem prestada ao pai como patrono de uma escola, sendo que ele concluiu sua trajetória em vida cuidando justamente de crianças.

Antes do descerramento da placa inaugural, a programação contou ainda apresentações artísticas das crianças do Educandário Nossa Senhora Aparecida e da EMEB ‘Maria de Lourdes Trani Bellini’, que fazem parte do ‘Projeto Viva Música’.

 

  • A ESCOLA

Instalada na Rua Hermínia Console Luppi, a nova escola conta com seis salas de aulas para atender alunos do 1º ao 5º ano e Período Integral, totalizando 12 turmas, além de Sala de Informática, Sala de Leitura e Quadra coberta, tudo com acessibilidade.

Essa também é a primeira escola municipal que conta com monitoramento 24h por câmeras de segurança, além do vigia. São dez câmeras instaladas em pontos estratégicos para identificar qualquer atividade anormal.

Com capacidade para atender 250 alunos, a nova escola inicia suas atividades já no início do ano letivo de 2020. A construção da unidade foi feita com os recursos do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial) ligado ao Programa Minha Casa Minha Vida e teve custo total de R$ 3.286.719,36.

“Hoje é um dia feliz, pois estamos fazendo Educação e não apenas falando sobre educação”, comentou a secretária municipal de Educação Maria Elizabeth Brianti de Melo ao discursar na inauguração.

O prefeito José Natalino Paganini (PSDB) falou sobre o sentimento de gratidão por todos que se empenharam para a entrega da escola e ressaltou a honra de homenagear José Roberto Prado. “José Roberto é um símbolo do Terceiro Setor em nossa cidade. Ele cuidava dos idosos, dos jovens e das crianças com o mesmo amor. Foi um exemplo para todos nós e essa é uma singela, justa e merecida homenagem”, disse.

O deputado estadual José Antônio Barros Munhoz também falou sobre os investimentos em Educação no município e da importância da escola para os bairros José Tonolli I e II e Istor Luppi. “A Educação é o caminho para o futuro do Brasil e nós estamos realmente priorizando isso em Itapira”, afirmou.

  • O HOMENAGEADO

José Roberto Prado nasceu em 10 de abril de 1953. Filho de Sebastião Bueno do Prado e Palmira Donatti do Prado, chegou a Itapira em 1971 vindo de Jacutinga (MG). Em Itapira, constituiu família junto à esposa Deize e teve três filhos: Rafael, Renato e Ronan.

Formou-se em Administração de Empresas e ingressou no quadro executivo do Laboratório Cristália, onde trabalhou por mais de 30 anos na área de negócios internacionais. Em 2009 fundou a empresa Via Prado Turismo.

José Roberto Prado é eternizado como patrono de escola em Itapira (Divulgação)

Em 2011 foi agraciado pela Câmara de Itapira o título de Cidadão Itapirense, honraria concedida às pessoas naturais de outras localidades e que se destacaram em suas atividades.

Muito querido, ‘Zé Prado’ construiu uma carreira profissional sólida e um currículo pessoal marcado por sua atuação no Terceiro Setor. Presidiu o Educandário Nossa Senhora Aparecida e o Clube do Jeep de Itapira, integrou a diretoria da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itapira e participava dos Conselhos Municipais de Saúde e Turismo.