Campanha de Doação de Sangue teve etapa extra em Itapira (Paulo Bellini/ItapiraNews)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Até então inédita em Itapira, a primeira coleta de sangue ocorrida em um sábado superou as expectativas dos organizadores.

A etapa extra da campanha que tradicionalmente ocorre às quintas-feiras, de dois em dois meses, foi realizada no último dia 16 como forma de reforçar os estoques do Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e do Banco de Sangue do Hospital Municipal.

Mantenha-se bem informado: curta nossa página no Facebook, siga-nos no Instagram e também pelo Twitter

Ao todo, foram 119 candidatos que marcaram presença, resultando em 91 bolsas coletadas e em 46 novos cadastros de doadores de medula óssea.

Do total de candidatos que compareceu, 28 foram considerados inaptos após a triagem. Entre os aptos, não houve qualquer desistência e 43 deles doaram pela primeira vez.

Vale lembrar que o esquema de recepção dos doadores, triagem, espera e doação sofreu alterações para garantir a segurança de todos em razão da pandemia de coronavírus.

“Por ser a primeira vez em um sábado, tínhamos uma interrogação sobre como seria a adesão dos doadores. Mas, felizmente, a surpresa foi muito positiva. Era uma incógnita, mas tudo correu muito bem, deu tudo muito certo”, comentou o biomédico Francisco de Assis Azevedo Marella, do Banco de Sangue do Hospital Municipal.

A etapa anterior, um mês antes – em 16 de abril – também teve boa adesão, com 143 candidatos e 114 bolsas coletadas, além de 39 cadastros de doadores de medula óssea. As doações acontecem sempre na sede do Lions Club de Itapira, na Rua Tereza Lera Paoletti, 480, Jardim Bela Vista.