Evento em Águas espera meio milhão de visitantes (Divulgação/EBAA)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Com expectativa de público que gira em torno de 500 mil visitantes, a estância hidromineral de Águas de Lindoia recebe entre esta quinta-feira (20) e domingo (23) a sexta edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos.

Além do tradicional evento, o feriadão prolongado de Corpus Christi também deve atrair muitos turistas às cidades do Circuito das Águas e do Sul de Minas Gerais.

E isso tudo pode impactar o tráfego nas rodovias da região – incluindo as que passam por Itapira e levam direto aos principais destinos. Como aconteceu no ano passado, a SP-147 (Itapira-Lindóia) poderá sofrer os reflexos do grande fluxo de veículos que segue com destino ao Circuito.

Para isso, a Intervias – concessionária que administra trechos da SP-147 e da SP-352 (Itapira-Jacutinga) no município preparou esquema especial, com equipes de plantão ao longo de todo o feriado e fim de semana. De acordo com a empresa, são esperados cerca de 35 mil veículos no trecho da SP-147 entre Itapira e Lindoia.

“A Arteris Intervias informa que as rodovias SP-147 e SP-352 estarão com toda a equipe de plantão de 19 a 23 de junho. Esse planejamento faz parte da operação especial implementada pela concessionária desde esta quarta-feira até o término do feriado de Corpus Christi, no domingo. Para evitar interdições nas vias neste período, as obras e serviços de conservação estão suspensas”, informou a concessionária em nota remetida ao Itapira News.

Em 2018, congestionamento chegou a Itapira (Arquivo/Divulgação)

Em 2018, durante a movimentação em razão do evento em Águas de Lindoia, um congestionamento monstro chegou a travar o trânsito já na chegada a Itapira pela SP-147 – em ponto distante cerca de 30 quilômetros da capital termal.

Estradas vicinais, como a que corta o bairro da Ponte Nova e também chega a Águas, além da SP-360, que chega a Águas de Lindoia e Lindoia vindo de Serra Negra, também sofreram com a grande demanda de veículos. Neste ano, em especial, há um complicador a mais nessa questão toda: a interdição da Ponte de Arco, na SP-360 em Lindoia, fechada para obras e envolta em grande polêmica motivada por disputa política na cidade.

Segundo a Intervias, os usuários dos trechos administrados contam com o suporte dos profissionais da companhia e de ambulâncias, veículos de inspeção de tráfego, guinchos, caminhões-pipa e carretas de apreensão de animais, além do monitoramento por câmeras em tempo real.

“Mais informações e ajuda podem ser solicitadas pelos telefones de emergência (call box) instalados em cada quilômetro da estrada ou pelo telefone de atendimento – 0800 707 1414 – 24h”, finaliza a nota. A organização do Encontro Brasileiro de Autos Antigos também divulgou rotas alternativas para auxiliar os motoristas a chegarem ao evento. Confira mais detalhes da programação aqui.