Nebulização contra a dengue
Publicidade - Anuncie aqui também!
Ações de combate seguem em andamento (Leo Santos)
Ações de combate seguem em andamento (Leo Santos)
Publicidade - Anuncie aqui

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou 564 casos positivos de dengue em Itapira, todos detectados até o final de 2014.

O saldo representa crescimento de 48% no total de ocorrências desde a divulgação do último balanço, no dia 19 de dezembro, quando a cidade entrou em estado de emergência por conta da epidemia. O número de casos confirmados tem apenas 16 registros a menos que a pior epidemia já registrada no município, em 2002, quando os casos chegaram a 580.

Dos 564 casos, somente 18 foram classificados como importados, ou seja, os pacientes foram contaminados em outras cidades. Outros 10 foram considerados indefinidos, e 536 são chamados de autóctones – quando a contaminação ocorre no próprio município.

A secretária municipal de Saúde, Rosa Ângela Iamarino, disse que a Prefeitura está fazendo sua parte com base nas ações determinadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, que figuram em planos estratégicos para combate da doença. E cobrou maior colaboração da comunidade. “Temos encontrado muitos criadouros nas casas, é preciso que os próprios moradores eliminem os locais em que o mosquito possa utilizar para botar seus ovos”, disse.

Ainda não há relatos de dengue hemorrágica ou de vítima fatal. Até o final de 2014, a Divisão de Vigilância Epidemiológica recebeu mais de mil notificações de casos suspeitos de dengue. O órgão ainda aguarda a chegada de 20 resultados de amostras enviadas para análise ao Instituto Adolfo Lutz, em Campinas (SP).

O reflexo da epidemia pode ser visto nos últimos dias no Hospital Municipal e na Santa Casa de Misericórdia, que receberam grande demanda de pacientes com sintomas relativos à dengue. O movimento foi ainda maior durante o período de fechamento das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros por conta das festas de final de ano. No Pronto Socorro do Hospital foi criada, inclusive, uma sala de hidratação.

Publicidade - Anuncie aqui