Durante uma nova operação realizada em depósitos de sucata e materiais recicláveis de Itapira, equipes da Divisão de Fiscalização de Posturas da Prefeitura e da GCM (Guarda Civil Municipal) apreenderam 32 celulares danificados e fora de uso.
A ação coordenada aconteceu na quinta-feira (2) em seis depósitos nas regiões do Assad Alcici, Della Rocha e nos bairros rurais do Machadinho e Barão de Ataliba Nogueira.
Em um dos locais, na região do Della Rocha, as equipes encontraram os 32 celulares e as procedências não foram comprovadas pelos responsáveis, conforme determina a legislação municipal.
Os aparelhos móveis de telefonia não estavam mais em funcionamento e agora estão sob responsabilidade da Fiscalização. “Como os aparelhos não estão funcionando, provavelmente serão encaminhados a Ascorsi (Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira)”, destacou a chefe da Divisão de Fiscalização, Taís Rossini.
“Inicialmente havíamos apreendido também 60 quilos de ferro, alumínio e cobre, mas o proprietário do depósito conseguiu comprovar a procedência, estando assim dentro da lei municipal”, explicou Taís.
Desde o ano passado Itapira tem uma lei que obriga os responsáveis pelos comércios de sucatas a cadastrarem os materiais adquiridos e os respectivos vendedores, a fim de que seja comprovada a origem especialmente nos casos de fiação e materiais metálicos.
Quem não respeitar a regra pode ser multado e até mesmo ter o alvará de funcionamento cassado. Para mais informações é preciso manter contato direto com a Divisão de Fiscalização pelo telefone (19) 3863-4610.