O trabalho de coleta de escorpiões no Cemitério Municipal da Saudade realizado pelas equipes do SCZ (Serviço de Controle de Zoonoses) de Itapira resultou na captura de 8.189 animais ao longo do ano de 2023.
O número representa um aumento de 35,5% em comparação com 2022, quando foram capturados 6.036 animais peçonhentos no espaço público situado na região da Santa Cruz.
“O resultado foi superior a 2022. Vamos dar continuidade em breve, a depender das condições climáticas, pois com chuva ou com o clima mais ameno os escorpiões não saem de suas tocas, dificultando o trabalho”, comentou o médico veterinário Rodrigo Bertini, coordenador do SCZ.
A primeira coleta do ano passado ocorreu em 9 de fevereiro e a última em 14 de novembro. Os filhotes capturados foram sacrificados, enquanto os adultos e jovens vivos foram encaminhados ao Instituto Butantan para a produção de soro.
A ação, que ocorre nos meses mais quentes do ano, quando os escorpiões ficam mais ativos e costumam sair de seus esconderijos, visa controlar a população desses animais peçonhentos que se proliferam nos túmulos para se alimentarem de baratas.
As equipes se dirigem ao cemitério à noite e, utilizando uma luz específica, conseguem visualizar e fazer a captura dos animais. O trabalho mantido pelas equipes da Zoonoses teve início em 2014 e, até o momento, já resultou na captura de 113.604 escorpiões.