Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

Guardar dinheiro não é uma tarefa fácil, mas para quem está com as contas em dia, a graninha extra do 13º salário pode ser o pontapé para quem está planejando adotar novos hábitos financeiros em 2020.

Segundo Givanildo Santos da Silva, docente do Senac Itapira, fim de ano é um ótimo momento para traçar metas financeiras.

“Vale a pena planejar a utilização desse valor a mais com consciência. Um bom destino para ele é fazer um investimento que pode trazer realizações a curto, médio e longo prazo. Identificar o que quer conquistar é o primeiro passo para saber onde aplicar seu dinheiro”, afirma.

De acordo com o docente, hoje em dia, é muito prático realizar qualquer tipo de aplicação com os bancos digitais e corretoras virtuais.

“As operações ficaram mais fáceis. É possível monitorar o seu dinheiro online, entre outras facilidades que o banco digital oferece. Para os iniciantes, contar com a ajuda de especialistas é sempre importante”, recomenda Givanildo.

Confira as três dicas que o docente do Senac preparou sobre onde investir o seu dinheiro:

  • Tesouro Direto

“É uma opção interessante, pois com apenas 30 reais é possível começar a investir. Ele faz parte dos investimentos de renda fixa, isso quer dizer que ao aplicar seu dinheiro nessa opção, você consegue saber antecipadamente quanto vai receber de volta quando acabar o investimento. Se você está pensando sobre o que fazer com o 13° salário e procura uma forma de começar uma carteira de investimentos, de maneira segura e simples, o Tesouro Direto é uma ótima possibilidade”.

  • Certificado de Depósito Bancário ou CDB

“É parecido ao Tesouro Direto. Entretanto, os responsáveis por estes títulos de renda fixa são instituições bancárias. Além de ser mais rentável que a poupança, o seu investimento em CDB é assegurado pelo Fundo Garantidor de Créditos, o FGC. Mas esse tipo de investimento incide em imposto de renda no valor rendido. Então, é preciso calcular com os impostos para saber se vale a pena tal investimento”.

  • Bolsas de Valores

“Investir em ações na Bolsa de Valores é uma opção interessante para quem deseja alcançar sonhos maiores e conseguir melhores rendimentos. É uma opção para aqueles mais tolerantes ao risco e maduro para entender a dinâmica do mercado. Ou seja, um investidor mais arrojado. É possível também comprar ou vender ações de empresas presentes na Bolsa e colher o fruto dessas transações. Uma dica importante antes de comprar ações é fazer uma pesquisa sobre a empresa, analisar se é uma companhia organizada, se está investindo e se tem preocupação com o meio ambiente. É possível aplicar seu dinheiro fracionado em diversas ações e segmentos, além de ainda acompanhar tudo pela internet”.