Coro de Câmara, Madrigal e Metallumfonia arrancaram muitos aplausos no espetáculo (Paulo Bellini/Itapira News)
publicidade - anuncie aqui

A Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida dos Prados ficou praticamente lotada na noite de quarta-feira (27), para o último espetáculo do ano do projeto Clássicos em Cena.

As 30 vozes do Coro de Câmara Mackenzie e Madrigal Mackenzie e o talento do conjunto de metais Metallumfonia encantaram o público durante a apresentação de seis peças por quase uma hora e meia.

O concerto reuniu mais de 50 músicos, entre cantores e instrumentistas, e fechou a temporada iniciada em março deste ano, que trouxe para Itapira oito atrações gratuitas.

A regência ficou a cargo do maestro Parcival Módolo, também incumbido dos comentários sobre as obras. A abertura teve uma peça do compositor inglês Jeremiah Clarke (‘The Prince of Denmark’s March’).

Depois vieram mais cinco obras, entre elas ‘Gloria’, de John Rutter, com direito a bis do terceiro movimento.

Módolo avaliou positivamente mais uma temporada de um projeto totalmente consolidado no município, principalmente graças aos esforços do Grupo Penha, patrocinador da iniciativa.

“Soube do meu colega Antoine (Kolokathis, produtor cultural da Direção Cultura) no começo de 2024 que seria o 20º ano em Itapira. Um período quase ininterrupto, não fosse a pandemia. A importância que a Penha/Itapira tem dado a isso é extraordinária”, elogiou.

De acordo com o maestro, “é uma situação de ampla importância para uma cidade como Itapira, que pode manter uma estrutura de tantos anos trazendo sempre um grande concerto todo mês. Multiplique isso por 20 anos e você vai ver o tanto de cultura que já passou por aqui”.

Ele destacou ainda o papel primoroso concebido pelo Clássicos em Cena, de buscar popularizar e tornar acessível a música de concerto. “Nosso papel é construir pontes entre as pessoas que não estão habituadas a ouvir esse tipo de música. O projeto aproxima esse público das obras e torna tudo mais acessível. A intenção é essa, quebrar barreiras. Estamos falando de obras de altíssimo nível, que tocam em todos os cantos da Europa e estão aqui”, completou.

  • ATRAÇÕES GRATUITAS

A manutenção do Clássicos em Cena para o ano que vem é praticamente certa. Em 2024 o projeto trouxe para itapira, gratuitamente, espetáculos com Ricardo Araújo – Guitarra Portuguesa (março), Trio Lis (abril), Ensemble Choro Erudito (maio), Unicamp Cello Ensemble (junho), Balkan Neo Ensemble (agosto), Quarteto Edino Krieger (setembro) e Big Banda Casa das Artes (outubro), além do espetáculo de quarta-feira.

O Clássicos em Cena conta com patrocínio do Grupo Penha, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Idealizada pelo maestro Parcival Módolo em colaboração com o produtor cultural Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura, a iniciativa tem como ponto central a propagação da música clássica e instrumental de maneira gratuita e acessível ao público em geral. O projeto nasceu no ano 2000 e já passou por mais de 15 cidades.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui