O Estado de São Paulo pode registrar chuva escura neste fim de semana por causa da poluição provocada pela fumaça dos incêndios que acontecem em cidades do interior e também na Amazônia.
Segundo meteorologistas do Instituto Climatempo, o fenômeno da chuva escura acontece ocorre quando nuvens de chuva encontram a fuligem das queimadas e é esperado para este domingo (25).
Em razão do acúmulo de poluentes, a água da chuva coletada poderá ter coloração acizentada. Além disso, os ventos fortes também fazem a poeira levantar e algumas cidades podem registrar ainda tempestades de areia.
Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), somente em dois dias – entre quinta-feira (22) e sexta-feira (23) – o Estado de São Paulo registrou 2.316 focos de incêndio, número quase sete vezes maior do que o registrado em todo o mês de agosto do ano passado, quando foram contabilizados 352 casos.
Os registros colocam São Paulo no topo da lista de incêndios do país no fim desta semana, inclusive à frente de estados da Amazônia Legal, que enfrentam uma temporada recorde de queimadas, com a fumaça chegando a 10 estados, incluindo São Paulo e até o Rio Grande do Sul.