O Estado de São Paulo teve o maior impacto positivo entre todas as unidades da federação sobre o volume de serviços prestados no Brasil na passagem de agosto para setembro.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o setor de serviços teve aumento de 1% no país no período. São Paulo, com a taxa positiva de 1%, exerceu o impacto mais importante entre os demais estados analisados.
Os dados divulgados nesta quarta-feira mostram que São Paulo participa com 47,88% do total do volume de serviços prestados entre as 27 unidades da Federação do país.
Na comparação com setembro de 2023, novamente o estado de São Paulo trouxe a contribuição positiva mais importante para o país, com aumento de 6,9%. No Brasil, a expansão do volume de serviços no Brasil foi de 4% na comparação interanual.
No acumulado do ano, de janeiro a setembro, o estado também teve o maior impacto no país, registrando avanço de 4,5% no volume de serviços. No Brasil, a taxa ficou em 2,9% no período.
De acordo com o IBGE, as empresas mais inovadoras, com grande receita, têm sede em São Paulo, como os serviços de tecnologia da informação, de agenciamento de espaços de publicidade nas mídias sociais, administração de cartões de desconto e de programas de fidelidade e intermediação de negócios por aplicativos e plataformas de e-commerce.
No agregado especial dentro da pesquisa que analisa o desempenho das atividades turísticas, São Paulo (1,4%) teve o terceiro melhor desempenho do país em relação a setembro de 2023. Já no acumulado do ano, o estado novamente teve o terceiro melhor desempenho do país, com crescimento de 1,6%.
-
Veja abaixo a variação positiva das grandes atividades dentro do setor de Serviços no estado em relação a setembro de 2023:
Serviços profissionais, administrativos e complementares: 12,5%
Serviços de informação e comunicação: 9,8%
Outros serviços: 5%
Serviços prestados às famílias: 4,9%
Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio: 0,5%
-
Veja abaixo a variação positiva das grandes atividades dentro do setor de Serviços no estado no acumulado de 2024: