Guardas passam por novo ciclo de capacitação em Itapira (Paulo Bellini/ItapiraNews)

As equipes da GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapira iniciaram no último dia 7 um Estágio de Qualificação Profissional.

O curso, que não era realizado no município há cerca de três anos, tem como objetivo atender os requisitos impostos pela Lei Federal 10.826/2003, que trata sobre o Estatuto do Desarmamento e legislação complementar, no que tange ao porte de arma das Guardas Municipais.

Outros objetivos da capacitação são resgatar e desenvolver habilidades voltadas para a área operacional da corporação e padronizar conduta, postura e atitude dos integrantes da Guarda Civil Municipal na prestação de um serviço de qualidade para a população.

“Trata-se de uma requalificação profissional que permite que os guardas revejam aquilo que já sabem e tenham a oportunidade de receber novas informações e conhecimentos”, explica o secretário municipal de Defesa Social, Coronel Almeida.

“É uma qualificação obrigatória e que agora será feita anualmente, assim como determina a legislação e para que possamos sempre oferecer um serviço de qualidade para a população”, completa.

Para permitir que o Estágio de Qualificação Profissional fosse realizado, a Prefeitura criou a Seção Permanente de Instrução da Guarda Civil Municipal de Itapira, cujos membros serão responsáveis por toda a organização do curso.

A seleção dos instrutores das oito disciplinas – Legislação; Segurança Patrimonial, Prevenção e Combate a Incêndios; Noções básicas de Suporte de Vida; Uso de Armas Não Letais; Gestão Integrada da Segurança Pública Municipal; Apropriação do Espaço Público; Valorização Profissional e Saúde do Trabalhador; e Defesa Pessoal – foi feita de maneira interna entre os próprios servidores municipais.

Aulas teóricas e práticas de instrução de tiro também serão realizadas. Ao todo, cada guarda municipal participará de 80 horas-aula entre conteúdos teóricos e práticos.

As aulas acontecem na sede da Secretaria Municipal de Defesa Social e o cronograma de aulas respeita a carga horária mensal de cada integrante da GCM. As atividades são realizadas de acordo com todos os protocolos de prevenção do coronavírus (Covid-19).

Publicidade - Anuncie aqui