Família comemorou muito o feito alcançado pelo jovem Arthur (Paulo Bellini/Itapira News)
publicidade - anuncie aqui

Outro estudante itapirense selecionado no programa estadual ‘Prontos Pro Mundo’, o jovem Arthur Rodrigues de Oliveira, 16, quer aproveitar todos os momentos possíveis da jornada de três meses no Canadá.

O intercâmbio está previsto somente para o início do ano que vem, mas o aluno matriculado no 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual ‘Antônio Caio’ já convive com a ansiedade natural pela chance de participar da primeira experiência de caráter internacional.

“Acredito que no momento em que descer do avião vou ser uma outra pessoa”, adiantou o jovem, em entrevista concedida à reportagem do Itapira News na tarde de segunda-feira (30). 

Ele alcançou a nota de intercâmbio 8,50 e assim como a itapirense Isabelly Vitória Sobral Duarte, 16, da Escola Estadual ‘Benedito Flores de Azevedo’, também ganhou como destino a viagem ao Canadá, com todos os custos bancados pelo governo estadual. Outra estudante de Itapira selecionada, Maria Vitória Coghi Pimentel, da Escola Estadual ‘Fenízio Marchini’, optou por não embarcar.

O feito de Arthur foi muito comemorado pelo corpo docente e colegas da ‘Antônio Caio’, mas principalmente pelos pais, a faxineira Luciana Aparecida Rodrigues de Oliveira e o mecânico autônomo Adriano César de Oliveira.

O estudante contou que a participação no ‘Prontos Pro Mundo’ remete ao ano passado, quando ainda cursava o 9º ano. “Fiz a prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), obtive a nota e então no começo desse ano recebi a notícia de que havia passado nos requisitos para fazer o curso de inglês online”, detalhou.

Ladeado pelos pais: muitos elogios ao corpo docente da ‘Antônio Caio’ (Paulo Bellini/Itapira News)

A oficialização da seleção para o intercâmbio foi confirmada só na metade de setembro, conquista muito celebrada pela comunidade escolar e familiares. “Estava muito ansioso. Vai ser a primeira vez que terei a oportunidade de sair do país”, frisou.

O Canadá, segundo garantiu Arthur, casou perfeitamente com o destino almejado por ele. “Sem quis ir para lá. Gosto muito da língua, do clima e pelo que noto bastante quando pesquiso, o Canadá é um lugar que dá muito suporte para nós brasileiros”, completou.

Arthur e Isabelly, alunos itapirenses selecionados para o ‘Prontos Pro Mundo’, chegaram inclusive a estudar juntos do 1º ao 5º ano, na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) ‘Heitor Soares’.

  • APOIO TOTAL

Os pais também vivem a expectativa para a tão sonhada primeira viagem internacional de Arthur. “A gente prepara o filho sempre dizendo que precisa estudar muito porque o mundo é maior que tudo isso aqui, que precisa ter a cabeça aberta para o mundo e tal. Mas confesso que não esperava que seria tão cedo assim”, salientou a mãe. “Mas o mérito é todo dele, que é muito estudioso e organizado. Agora é segurar o coração e deixar ir. Vai ser muito bom, tenho certeza disso”, reforçou Luciana.

“Lógico que fico preocupado, mas quando vejo a trajetória dele desde pequeno, sempre em escola pública, se esforçando e se dedicando, e com toda equipe da ‘Antônio Caio’ auxiliando, o sentimento é de orgulho total”, reiterou o pai. “O mérito é sim todo dele, claro, mas os professores da ‘Antônio Caio’ dão muito suporte, não somente ao Arthur, mas a todos os alunos”, disse.

Arthur também fez questão de elogiar a escola onde está matriculado pelo suporte ofertado durante os anos de estudos. “Tenho muito a agradecer a toda equipe da escola“, emendou. No ano passado, ele teve a redação selecionada no concurso ‘EPTV na Escola’ e ganhou a oportunidade de fazer uma visita à sede da emissora, em Campinas (SP).

  • PROGRAMA

O programa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oferta a oportunidade de intercâmbio internacional de três meses, com todos os custos e organização providenciados pela pasta estadual.

Os alunos recebem também verbas para custos que antecedem a viagem e uma bolsa intercâmbio para as despesas pessoais durante a estadia no exterior. São cinco destinos previstos: Austrália, Canadá, Grã-Bretanha, Irlanda e Nova Zelândia.

Durante o período, os estudantes serão matriculados em escolas de Ensino Médio (high school) locais e ficarão hospedados em casas de família. Os selecionados participaram de um curso intensivo de inglês oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, após pré-seleção com base no desempenho na edição de 2023 do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui