Publicidade - Anuncie aqui também!
Alunos acompanharam explanações de biólogo (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui

O Aterro Sanitário de Itapira recebeu, na última segunda-feira (2), a visita pedagógica de 32 alunos do Curso de Química do ETIM (Ensino Médio Integrado ao Técnico) da ETEC (Escola Técnica Estadual) ‘João Maria Stevanatto’.

A ação teve como objetivo apresentar aos estudantes os aspectos relacionados ao tratamento e destinação final de resíduos sólidos no município – temáticas abordadas durante aulas de Química Ambiental ministradas pelo professor Sidnei de Lima Junior.

Durante a visita, o grupo foi guiado pelo biólogo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Anderson Martelli, que fez explicações sobre toda a parte técnica e de recebimento, compactação e cobertura dos resíduos sólidos. Para maior fundamentação dos conceitos sobre como deve ser realizado o tratamento correto do lixo de uma cidade, os estudantes conferiram a compactação dos resíduos e procedimentos técnicos e operacionais adotados no aterro municipal, sendo detalhados aspectos gerais sobre o chorume gerado pela degradação dos resíduos, os gases e efeito estufa, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dentre outros temas.

A ação fará parte de um projeto multidisciplinar que os alunos desenvolverão como instrumento avaliativo e de importância ímpar na formação do conhecimento e da cidadania. “Os cuidados com a natureza devem partir do cidadão comum e se tornar parte da cultura da sociedade. Estão nas mãos de nossas crianças e jovens o futuro do planeta. Por isso, se faz necessária uma boa estrutura educacional voltada para o meio ambiente e que trabalhe desde já as conseqüências de nossas ações diárias e a importância de cuidar do que está ao nosso alcance”, destacou Martelli.