Jovens parlamentares foram recepcionados por vereadores
Estudantes foram diplomados em sessão solene na Câmara
Estudantes foram diplomados em sessão solene na Câmara

A Câmara Municipal empossou, na noite de quinta-feira, 03, os 14 estudantes eleitos para a segunda legislatura do Parlamento Jovem. A sessão solene de diplomação começou por volta das 19h45 e durou pouco mais de 1h30, reunindo perto de 70 pessoas entre os alunos e seus familiares, além de representantes das seis escolas envolvidas no projeto e vereadores da Casa.

Além da posse dos chamados ‘vereadores mirins’, a noite ainda envolveu a eleição da Mesa Diretora, com escolha dos parlamentares para os cargos de presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários. As Comissões Permanentes – grupos internos de estudos sobre matérias que dão entrada na pauta do Legislativo – não foram definidas, o que deve ocorrer na próxima sessão, agendada para 08 de maio.

A partir de agora, os jovens parlamentares deverão se reunir mensalmente, sempre nas primeiras quintas-feiras de cada mês, para deliberarem sobre projetos, indicações, requerimentos e assuntos de interesse da comunidade e do âmbito escolar pelo qual foram eleitos. O mandato segue até 10 de dezembro e, apesar de não ter valor legal perante a Justiça Eleitoral, a atuação dos jovens parlamentares pode servir de base para a formulação, a cargo dos vereadores legalmente constituídos, de projetos de lei e outras matérias legislativas.

Jovens parlamentares foram recepcionados por vereadores
Jovens parlamentares foram recepcionados por vereadores

Os jovens parlamentares foram eleitos em processos ocorridos dentro das escolas que aderiram à proposta, sendo quatro privadas e duas públicas. Pela rede estadual, a escola Caetano Munhoz elegeu os alunos Gabriel Alberto Costola, Irene Caroline Leal e José Vitor Martins; enquanto que Kelvin Richard Feliciano, Fernando Manoel Giomo Massari e Luciano Honório Garcia Júnior foram eleitos pela Antônio Caio.

Na rede particular, cada escola elege dois alunos, sendo Brenda Maria Silveira Fuini e Lucca Costa Carneiro Pinto, pela Ativa; Jéssica Cristina Rosa e Olívia Calidone dos Santos, pela Interativa; Pietra de Godoy Mariotoni e Marcos Eduardo Hermenegildo Sartorio, pela Atuante; e Leonardo Gotti Martini e Bruno Baldissini Lanzoni, pelo Anglo. Dos eleitos, dois se ausentaram da solenidade devido a compromissos escolares – Honório (que não enviou suplente) e, Lanzoni, que foi substituído, na cerimônia, pela suplente Beatriz Lamari Ruette.

A sessão solene foi conduzida por Carlos Alberto Sartori (PSDB), presidente do Legislativo. Participaram da solenidade os vereadores Rafael Donizete Lopes (PROS), Joilson Batista Militão (PSDB), Luiz Machado (PTC), Marcos Paulo da Silva (PRB), Juliano Feliciano (PRB) e Pedro Tadeu Stringuetti (PPS). Maurício Cassimiro de Lima (PSDB), Décio da Rocha Carvalho (PSB) e César Augusto da Silva (PT) não foram à sessão e justificaram a ausência alegando compromissos particulares anteriormente agendados.

Professores e representantes de escolas acompanharam solenidade
Professores e representantes de escolas acompanharam solenidade

Sartori recepcionou os presentes e convocou a execução do hino nacional brasileiro. Depois, na tribuna, parabenizou aos jovens eleitos, assim como também fizeram por Feliciano, Silva e Lopes e Stringuetti, que emitiram votos de sucesso e sorte aos estudantes. “Vocês, jovens parlamentares, terão a oportunidade de discutir políticas públicas inerentes a vocês mesmos. Vocês serão, aqui, a voz dos estudantes e dos jovens, e mostrarão as necessidades que esta parcela da população tem”, disse o presidente da Câmara. Na sequencia, os alunos fizeram o juramento, dentro do chamado Ato de Compromisso Regimental, e foram declarados empossados. A entrega dos diplomas foi feita pelos vereadores presentes aos jovens parlamentares.

Para o empresário Edson Aparecido Carneiro Pinto, 46, pai de um dos alunos eleitos, Lucca Costa Carneiro Pinto, iniciativas como a do Parlamento Jovem podem culminar na tão sonhada mudança política no país. “Espero que esses jovens possam amadurecer a visão política, pois muitos reclamam do Brasil, mas poucos fazem. Espero que não só o meu filho, mas todos os jovens tenham maturidade para futuramente fazer a diferença, pois a mudança depende de nós, cidadãos”, comentou. A mãe do estudante, a auxiliar administrativa Daniela Aparecida Costa Carneiro Pinto, 41, frisou que o “fazer a diferença” é justamente a principal forma de incentivo ao filho. “Sempre dissemos a ele, desde pequeno, que pode ser o que desejar; desde que faça a diferença. É isso o que sempre pregamos, ele cresceu com isso e agora já está fazendo a diferença”, completou.

ELEIÇÃO

Olívia Calidone foi escolhida para ocupar a Presidência e recebeu orientações de funcionários da Casa
Olívia Calidone foi escolhida para ocupar a Presidência e recebeu orientações de funcionários da Casa

Às 20h30 foi encerrada a sessão solene e aberta, em ato contínuo, a primeira sessão ordinária do Parlamento Jovem, ainda sob a condução do presidente do Legislativo.

Foi então realizada a votação para eleição dos componentes da Mesa Diretora, com os candidatos se apresentando e apresentando suas propostas. Com nove votos, a presidência ficou Olívia Calidone dos Santos, filha da ex-vereadora Sônia de Fátima Calidone dos Santos, venceu Kelvin Richard Feliciano, filho do atual vereador Juliano Feliciano, que recebeu quatro votos.

Kelvin então se candidatou à vice-presidência, ao lado de José Vitor Martins, que venceu por oito votos a cinco. Candidato único ao cargo de primeiro secretário, Lucca Costa Carneiro Pinto foi eleito por aclamação.

Para ocupar a segunda secretaria foi eleita Brenda Maria Silveira Fuini, que obteve nove votos, ante três destinados à outra candidata, Irene Caroline Leal.

Após a definição, Sartori deixou a presidência da sessão e suspendeu os trabalhos por alguns minutos. No retorno, a Mesa já passou a ser ocupada pelos estudantes escolhidos para conduzir os trabalhos.

Alguns dos jovens parlamentares também aproveitaram a oportunidade para fazer uso da palavra e se apresentarem ao público, em um tipo de Pequeno Expediente, driblando o nervosismo e a timidez. Em suma, todos os discursos se basearam no fato de que o programa instituído em 2011 pela Câmara Municipal concede aos jovens a oportunidade da inserção na política, bem como fomenta a cidadania e incentiva o desejo de lutar em prol de melhorias para a cidade.

Sueli Cescon Sartori acompanhou a sessão pela Interativa, enquanto que Ana Paula Balbino Mendes e Lisamara Francioso Souza Ferreira representaram o Caetano Munhoz. Flávio Eduardo Mazetto representou a escola Antônio Caio, enquanto que Carla Suellen Justo esteve presente pela Atuante. A escola Ativa foi representada por Joyce Cristina Campos Ribeiro e, o colégio Anglo, por José Humberto Marcatti.

Lucca, José Vitor, Olívia e Brenda formam a Mesa Diretora
Lucca, José Vitor, Olívia e Brenda formam a Mesa Diretora

Mesa Diretora:

Presidente: Olívia Calidone dos Santos – Interativa
Vice-Presidente: José Vitor Martins – Caetano Munhoz
1ª Secretário: Lucca Costa Carneiro Pinto – Ativa
2º Secretária: Brenda Maria Silveira Fuini – Ativa

Composição do Parlamento Jovem 2014

Leonardo Gotti Martini (Eleito/Anglo)
Bruno Baldassini Lanzoni (Eleito/Anglo)
Beatriz Lamari Ruette (Suplente/Anglo)
Kelvin Richard Feliciano (Eleito/Antônio Caio)
Luciano Honório Garcia Júnior (Eleito/Antônio Caio)
Fernando Manoel Giomo Massari (Eleito/Antônio Caio)
Yasmin Rocha Franco de Lima (Suplente/Antônio Caio)
Hellen de Souza (2ª Suplente/Antônio Caio)
Brenda Maria Silveira Fuini (Eleita/Ativa)
Lucca Costa Carneiro Pinto (Eleito/Ativa)
Laura Helena Campanini (Suplente/Ativa)
João Vitor Cipola Domingues (2º Suplente/Ativa)
Pietra de Godoy Mariotoni (Eleita/Atuante)
Marcos Eduardo Hermenegildo Sartorio (Eleito/Atuante)
Marcella Cavalcanti Seraphin (Suplente/Atuante)
Jéssica Cristina Rosa (Eleita/Interativa)
Olívia Calidone dos Santos (Eleita/Interativa)
Francine Cruz de Camargo (Suplente/Interativa)
Irene Caroline Leal (Eleito/Caetano Munhoz)
Gabriel Alberto Costola (Eleito/Caetano Munhoz)*
José Vitor Martins (Eleito/Caetano Munhoz)

* substituindo João Victor Pedroso.

Publicidade - Anuncie aqui