Estudantes protestam contra reorganização
Publicidade - Anuncie aqui também!
Estudantes protestam contra reorganização
Estudantes protestam contra reorganização
Publicidade - Anuncie aqui

Estudantes contrários à reorganização escolar desencadeada pela Secretaria Estadual de Educação ocuparam na manhã desta sexta-feira (27) a Escola Estadual ‘Professor Cândido de Moura’, em Itapira.

Os estudantes entraram na unidade situada no Jardim Raquel por volta das 5h00 e prepararam cartazes e faixas com mensagens de protesto. Segundo apurado pela reportagem, a direção da escola já havia previsto a possibilidade da ocupação e efetuou a troca dos cadeados dos portões da escola, o que não impediu a ação dos estudantes. Até o momento, tudo transcorre de maneira pacífica.

É a terceira unidade ocupada no município, depois das escolas ‘Prefeito Antônio Caio’ e ‘Professor Pedro Ferreira Cintra’, interditadas pelos alunos na quarta-feira e na quinta-feira, respectivamente. A reorganização escolar desencadeada pelo governo de Geraldo Alckmin (PSDB) prevê o fechamento de 93 escolas e transferência de 311 mil alunos em todo o Estado de São Paulo.

Ocupação da Cândido de Moura começou na madrugada
Ocupação da Cândido de Moura começou na madrugada

Com a ocupação da ‘Cândido de Moura’, sobe para três o número de escolas ocupadas na área da Diretoria Regional de Ensino, que abrange 13 cidades. Todas elas ficam em Itapira. Em Itapira, as escolas ‘Antônio Caio’, ‘Benedito Flores de Azevedo’, ‘Pedro Ferreira Cintra’, ‘Elvira Santos de Oliveira’ e ‘Cândido de Moura’ concentrarão mudanças a partir do próximo ano, segundo anunciado pelo governo paulista.

As três primeiras (Antônio Caio, Benedito Flores e Pedro Ferreira) atenderão somente a alunos dos chamados anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º). Já a Cândido de Moura e Elvira Santos de Oliveira (ESO) receberão somente os estudantes do Ensino Médio. As demais unidades do município – Júlio Mesquita, Fenízio Marchini e Caetano Munhoz – permanecem com seus modelos de atendimento inalterados, ou seja, abrangendo os ciclos mistos de ensino.