Trecho da SP-352 entre Itapira e Sul de Minas: imprudência eleva ocorrências de acidentes (Paulo Bellini/ItapiraNews)
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A Rodovia SP-352 (‘Comendador Virgolino de Oliveira’), extensão de aproximadamente 30 de pista simples entre Itapira e a divisa com o Sul de Minas Gerais, frequentemente ganha os noticiários em razão do alto índice de acidentes, muitos deles graves e com vítimas fatais.

Estudos realizados periodicamente pela Arteris Intervias, responsável pela administração do trecho, apontam para a imprudência ao volante como o principal motivo de tantas ocorrências.

Pontos considerados extremamente críticos, como os trechos popularmente conhecidos como ‘Morro do Barão’ e ‘Trevo da Usina’ já foram palco de tragédias que ceifaram muitas vidas.

A concessionária reforçou à reportagem do Itapira News que regularmente analisa os acidentes registrados, para identificar as causas e atuar na prevenção. O trabalho tem o envolvimento de profissionais de diferentes setores da empresa.

‘Esses estudos, que consideram também informações do Policiamento Militar Rodoviário, apontam que a imprudência ainda é uma das principais causas de acidentes e mortes no trânsito’, informa a Intervias.

Segundo consta no material encaminhado à redação, em rodovias de pista simples, como é o caso da SP-352, os acidentes mais graves envolvem colisões frontais e transversais – decorrentes, muitas vezes, de manobras arriscadas na hora da ultrapassagem ou cruzamento da estrada – e também motocicletas de baixa cilindrada.

Concessionária faz estudos periódicos para avaliar as causas de acidentes no trecho (Paulo Bellini/Aquivo/ItapiraNews)

Para reforçar a conscientização junto aos usuários e reduzir o número de ocorrências, a concessionária ‘vem intensificando campanhas educativas em todo o trecho, focadas em mostrar que o trânsito seguro é uma responsabilidade de todos’.

As ações são voltadas a motoristas, passageiros, ciclistas, motociclistas, pedestres e comunidade em geral e incluem também crianças e adolescentes de unidades acompanhadas pelo Projeto Escola.

Outra iniciativa é o apoio ao trabalho de fiscalização coordenado pela Polícia Rodoviária para coibir práticas como embriaguez e uso de celular no volante e falta de cinto de segurança. De quebra, a Intervias integra o Consetran (Conselho Municipal de Educação para a Segurança no Trânsito) de Itapira, a fim de colaborar com ações de segurança viária.

  • RESPOSTAS

Em relação à infraestrutura viária que atendeu o trecho da SP-352 entre Itapira e o Sul de Minas, a Arteris Intervias detalha que no ano passado instalou radares para fiscalizar a velocidade dos veículos, a fim de reduzir acidentes e preservar vidas.

Os equipamentos foram colocados nos acessos ao bairro de Barão Ataliba Nogueira e homologados pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem). A instalação nos dois pontos foi definida após estudos técnicos realizados pela concessionária e aprovados pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e Polícia Militar Rodoviária.

Já alguns pontos da pista ganharam iluminação, nos cruzamentos dos bairros Tanquinho (km 166,5) e Machadinho (km 166,8), no dispositivo da Usina Nossa Senhora Aparecida (km 169,5) e nos acessos a Barão Ataliba Nogueira (km 175,3 e km 175,6) e Eleutério (km 181,6).

Outras melhorias foram redutores de velocidade entre o km 165,1 e km 167,2, nos sentidos norte e sul, e nas proximidades do km 165, km 167, km 169, km 174 e km 175,3. A concessionária implantou ainda faixas adicionais em três segmentos da rodovia – do km 167,5 ao km 170,1 (norte), do km 179,5 ao km 181,1 (norte) e do km 177,3 ao km 178,640 (norte).

Contatada pela reportagem, a Artesp informou que acompanha a ocorrência de sinistros de trânsito no trecho. A Intervias, que administra a rodovia, elaborou o relatório do Programa de Redução de Acidentes, no qual considerou trechos críticos em relação a segurança viária. ‘Com os pontos mapeados, a concessionária pode realizar ações para auxiliar na redução de acidentes’, destaca.

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