A etapa da vacinação antrirrábica de cães e gatos ocorrida no último sábado (24) terminou com um saldo de 104 animais imunizados, segundo informado pelo chefe do Serviço de Controle de Zoonoses, o médico veterinário Rodrigo Bertini.
De acordo com ele, as aplicações concentradas na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Cubatão vacinou 86 cães e 18 gatos. Do total de pets levados por seus tutores, poucos compareceram sem o agendamento prévio e mesmo assim foram atendidos.
A ação na UBS do Cubatão faz parte do esquema de rodízio de vacinação antirrábica em bairros da cidade, com etapas sempre no último sábado do mês. A próxima está marcada para o dia 29 de julho na UBS da Vila Ilze.
Além disso, as aplicações também ocorrem em todas as quintas-feiras diretamente na sede do Serviço de Zoonoses, anexo ao Cais (Centro de Atendimento Integral à Saúde) na Vila Penha do Rio do Peixe.
Em todos os casos é preciso fazer o agendamento antecipado para garantir a aplicação da dose, cuja distribuição é limitada e dispensada em fracos que permitem até 25 aplicações – daí a necessidade do agendamento para melhor controle, evitando desperdícios do imunizante.
Os interessados em agendar a aplicação devem manter contato pelos telefones (19) 9.9723-1295 ou 3913-9391. As aplicações acontecem sempre entre 9h00 e 16h00. Ainda conforme informado pelo Serviço de Zoonoses, somente neste ano já foram vacinados 394 cães e 78 gatos na cidade durante as etapas nos bairros.
No total geral imunizado pelas equipes da Zoonoses o número sobe para 705 animais, sendo 555 cães e 150 gatos.