A penúltima etapa da Campanha de Doação de Sangue de 2022 em Itapira, realizada na manhã desta quinta-feira (20), bateu recorde de candidatos no município, chegando à marca de 176 voluntários.
Ao todo, 140 bolsas de sangue foram coletadas durante a ação abrigada no Campus Central do Uniesi (Centro Universitário de Itapira). Do total de doares, 88 participaram pela primeira vez da campanha – o que também estabeleceu um novo recorde em Itapira.
Entre os candidatos que se apresentaram, 29 foram consideradaos inaptas após a triagem. Houve ainda 17 cadastros de medula óssea.
O biomédico Francisco de Assis Azevedo Marella, responsável pelo Banco de Sangue do Hospital Municipal, destacou que uma demanda superior já era esperada em razão de um apelo divulgado nas redes sociais por uma mãe de uma menina de 11 anos diagnosticada com leucemia.
De acordo com ele, a mobilização deve servir de exemplo de cidadania e amor ao próximo para que as etapas sempre atraiam os doadores. “Todos os dias temos milhares de pessoas e crianças precisando de doações, então é sempre muito importante se organizar para doar e ter em mente que sempre tem alguém precisando”, frisou.
A campanha é promovida em parceria com o Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Ainda segundo Marella, infelizmente alguns candidatos precisaram ser dispensados devido ao limite de 180 doações que ser feitas durante a etapa.
A próxima coleta da campanha de 2022 acontecerá no dia 15 de dezembro, das 9h00 às 12h00, com atendimento no mesmo local situado na Avenida Rio Branco, 99, no Centro. Veja aqui quem pode doar sangue.