As estratégias para o controle da evasão de pacientes internados no Instituto Bairral de Psiquiatria, com foco especial naqueles em tratamento para dependência química, novamente foram o assunto central de uma reunião na Prefeitura de Itapira.
O encontro na segunda-feira (21) envolveu representantes do hospital psiquiátrico, do DRS (Departamento Regional de Saúde) 14 e da própria administração municipal.
O objetivo foi o alinhamento de ações para garantir o bem-estar dos pacientes e a busca por soluções para aqueles que fogem do hospital ou recusam o tratamento e muitas vezes permanecem na cidade em situação de rua.
As instituições reavaliaram o acordo estabelecido na reunião do primeiro semestre e ajustaram novas metas para aprimorar o atendimento. Na oportunidade, a deliberação havia sido em torno de reformas físicas no Bairral para evitar fugas e a criação de esquemas de abordagem social pela Prefeitura.
A necessidade do estabelecimento de um canal de comunicação mais rápido e eficiente entre os setores foi reforçada, para agilizar a identificação e encaminhamento dos pacientes de volta à unidade hospitalar quando necessário.
A secretária municipal de Promoção Social, Regina Ramil, destacou a importância da integração entre as instituições para lidar com a questão. “Nós refizemos alguns combinados e estabelecemos novas metas para trabalhar de forma integrada e intersetorial. Estamos sempre buscando soluções para garantir que tanto o paciente quanto a cidade sejam beneficiados”, afirmou.
O próximo encontro para dar continuidade às discussões e busca por soluções foi agendado para dezembro.