O roteiro de decisões do futebol amador itapirense tem início neste domingo (12).
O campeão da 3ª Divisão da Copa Itapira sai do confronto entre Paulistano e Botafogo, que medem forças às 8h30, no Estádio Municipal ‘Cel. Chico Vieira’.
O encontro entre as equipes é bem peculiar, já que ambas brilharam na elite do futebol itapirense em outros tempos. O alvinegro levantou o troféu da Primeirona em duas ocasiões, em 2005 e 2010, enquanto que o Paulistano comemorou em 2011.
A realidade agora é diferente, mas o objetivo é o mesmo: colocar mais uma taça na galeria de conquistas. Na final não há vantagem para qualquer lado. Em caso de empate no tempo regulamentar, o campeão será conhecido nos pênaltis.
O Botafogo amargou a queda para a 3ª Divisão depois da eliminação provocada por uma briga generalizada na decisão da Segundona contra o Porto, em 2022. Passado o momento turbulento, o clube se reergueu e mantém campanha quase perfeita no campeonato da atual temporada.
Em seis jogos na primeira fase o time venceu cinco – Itamaracá (2 a 1), Olimpikus Nova Itapira (2 a 0), Good Jesus (11 a 0), Ponte Nova (2 a 0) e Brás Cavenaghi (7 a 0) – e empatou com o Red Bull (1 a 1), desempenho que valeu a liderança do grupo II.
Na semifinal o alvinegro passou bem pelo Bela Vista por 3 a 0 e além da presença na finalíssima, também garantiu a volta para a 2ª Divisão de 2024. Os destaques são a defesa, vazada em apenas duas ocasiões, e os gols de João Henrique, principal artilheiro da Terceirinha com 12.
- TRICOLOR
O Paulistano detém uma história bem interessante no futebol amador itapirense. É um dos poucos clubes com títulos nas três divisões: Terceira (2017), Segunda (2009) e Primeira (2011). Rebaixado em 2022 em virtude de um ato de indisciplina – agressão ao árbitro -, a volta por cima foi imediata.
Na primeira fase da Terceirinha 2023 o Tricolor foi o líder do grupo I, ao derrotar o Fantásticos (4 a 0), Deportivo Itapirense (2 a 1), Nova Geração (3 a 1), Furacão (4 a 0), Juventus (3 a 0) e Itapira Juniors (10 a 1). A única derrota foi para o Bela Vista (2 a 1).
Na semi a equipe sobrou em campo e atropelou o Red Bull por 5 a 1, carimbando ainda o acesso. O Paulistano possui o ataque mais positivo do campeonato, com 32 gols, média de quatro por confronto. Muriel segue na briga pela artilharia e aparece em segundo lugar, com 10 gols.
A SEL (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer) realizou um sorteio para definir o local que cada torcida ocupará no ‘Chico Vieira’ neste domingo. Os torcedores do Paulistano serão posicionados no tobogã, enquanto que os do Botafogo ficarão no lance principal de arquibancada, com entrada pelo portão da Avenida Castro Alves.