Depois da Páscoa, a dica para quem exagerou no chocolate é desintoxicar o organismo (Ilustração)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Depois da Páscoa, a dica para quem exagerou no chocolate é desintoxicar o organismo (Ilustração)
Depois da Páscoa, a dica para quem exagerou no chocolate é desintoxicar o organismo (Ilustração)
Publicidade - Anuncie aqui

A Páscoa passou e, como todo ano, resistir ao chocolate é muito difícil. Se sentir que passou da conta neste feriado, não se culpe. Roberta Stella, nutricionista-chefe do Dieta e Saúde – programa online de emagrecimento que propõe a eliminação de peso com saúde por meio da dieta dos pontos – , selecionou seis dicas indispensáveis para livrar seu organismo do abuso do chocolate, evitar o ganho excessivo de calorias tanto no cardápio quanto no peso.

“É no momento do excesso que percebemos que é hora de dar a volta por cima”, afirma a especialista. “Mas com a mudanças simples de alguns hábitos pós-feriado, é possível mandar para longe a consciência pesada e voltar para a dieta e para o cardápio saudável”, completa Roberta Stella.

1. Sobrou chocolate? Esse é o melhor momento para exercer a solidariedade. A melhor alternativa é distribuir entre os amigos, família, entre o pessoal do escritório ou até mesmo com os vizinhos. Caso isto não seja possível, não se desespere. “Consuma pequenas quantidades. Um pedaço pequeno de até 30 gramas é mais do que suficiente para matar a vontade do dia”, diz a nutricionista. Essa quantidade corresponde ao tamanho de uma barrinha pequena de chocolate.

2. Mantenha a linha. Nada de ficar beliscando o chocolate que sobrou. Disciplina é a palavra-chave para eliminar o excesso. “Uma boa ideia é determinar um horário, como o lanche no meio da tarde para se deliciar. Depois disso, fique longe da guloseima”, afirma Roberta Stella.

3. Não deixe o doce no seu campo de visão para não ser a primeira alternativa, quando a vontade ou a fome apertar. Esconda no fundo da despensa ou da geladeira. Roberta Stella dá uma dica fundamental: “Evite levar o chocolate para o trabalho. Com o estresse do dia a dia, facilmente você poderá ficar beliscando durante uma tarefa e outra”, ressalta a especialista.

4. Não caia no mito do “só um pedacinho não faz mal”. “De pedacinho em pedacinho, você pode comer, rapidamente, meio ovo ou até mais. Fuja desse pensamento que é uma verdadeira armadilha para quem quer estar com o peso em dia”, explica Roberta.

5. Reserve, pelo menos, 45 minutos do seu dia para fazer uma atividade física e dispensar o peso ganho na Páscoa. Que tal caminhar pelo seu bairro? Você gastará a energia acumulada com o consumo do chocolate. Além disso, 45 minutos de caminhada passam rapidinho e aliviam o estresse.

6. Faça, pelo menos, cinco refeições por dia. Estipule horários e planeje as suas refeições. Desta forma, seu metabolismo trabalha mais acelerado e não acumula gordura.

Sobre o Dieta e Saúde

O Dieta e Saúde é um programa online de emagrecimento saudável que propõe uma mudança no estilo de vida e alimentação, por meio da reeducação alimentar. A metodologia é baseada na dieta dos pontos, em que cada alimento recebe uma pontuação e a quantidade para ingestão diária. O programa também ensina a fazer escolhas inteligentes, como seleção de alimentos, sugestão de cardápios, tudo de olho na rotina e “bolso” de cada pessoa.

O objetivo é proporcionar uma vida saudável, com qualidade de vida melhor, autoestima e, de quebra, eliminação de peso com saúde e permanente, ao invés de dietas e soluções pontuais. Dieta e Saúde é 100% online por meio do site ou aplicativo. Pensando na correria do dia a dia das pessoas, as ferramentas online são para facilitar e beneficiar o assinante – termo que utilizam para as pessoas que estão no programa – a partir do seu perfil e necessidade, para que possam escolher o que preferem e o que se adequa a rotina. Para completar, o atendimento e plano de pontos são feitos sob medida para cada assinante, com acompanhamento de nutricionistas e educadores físicos. www.dietaesaude.com.br.