Marcele Campanine é artista visual em Itapira (Itapira News)
publicidade - anuncie aqui

A Casa da Cultura ‘João Torrecillas Fillho’ recebe a partir deste sábado (23) a exposição ‘Caminhos de um Corpo em Trânsito’, da artista itapirense Marcele Campanini. 

O evento tem início às 17h00, na sala de exposições do histórico prédio localizado na Rua Rui Barbosa, 750, no Parque Juca Mulato, na região central da cidade. 

A mostra é parte de um projeto que percorre locais associados à Revolução de 1932 em Itapira, com instalações de 32 folhas de papel marcadas por cupins. O trabalho busca simbolizar a interação do corpo da artista com esses espaços históricos.

“A instalação surgiu da minha pesquisa sobre marcas vestigiais, usando folhas consumidas por cupins. Para mim, elas remetem a caminhos, passagens e transformações”, explica Marcele, que utiliza essa técnica desde 2010. Sua primeira instalação foi feita na casa de seus pais em Itapira.

O projeto atual, desenvolvido ao longo de 2024, mapeou pontos da Rota 32, traçando conexões com os locais onde ocorreram batalhas da revolução, sendo eles: Morro do Gravi, Capelinha das assinaturas (Barão Ataliba Nogueira), Parque Juca Mulato, Casarão Frassetto (Eleutério) e Ponte Dinamitada (Eleutério).

Durante o processo, Marcele instalou as folhas de papel e registrou fotograficamente o ambiente, destacando os vestígios históricos de corpos que passaram por esses espaços há mais de 90 anos.

O público pode visitar a exposição até 6 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 11h30 e das 13h00 às 17h00. A entrada é gratuita.

Além das obras, os visitantes terão acesso a cards informativos ao lado de cada peça, detalhando o processo de instalação e os contextos históricos dos locais visitados pela artista.

Para saber mais sobre o trabalho da artista é possível acompanhá-la através do Instagram e também em seu site oficial

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui