Somente uma pequena faixa que margeia a via foi atendida pela roçagem: lixo é depositado com frequência no local (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade - anuncie aqui

A necessidade de uma ação de limpeza na área verde que margeia a Avenida Pedro Bagini Filho, no Jardim das Araucárias, se transformou agora em foco de reclamação.

O serviço recentemente colocado em prática por equipes da Prefeitura de Itapira, e concluído na semana passada, ficou restrito a uma faixa de pouco mais de dois metros paralela à via.

O trabalho não atendeu a densa mata que cobre um barranco e chega a um lago. “Fizeram um péssimo serviço de limpeza. Continua tudo sujo e perdido no mato”, reclamou a autônoma Maria Lúcia de Magalhães, que fez questão de encaminhar fotos e vídeos à reportagem do Itapira News.

Ela possui dois terrenos no Araucárias e um deles abriga o imóvel onde reside o pai. “Na parte de baixo, perto do lago, a Prefeitura não limpa há quase três anos”, salienta, reforçando que a área é tomada por mata fechada pertencente à própria municipalidade.

Maria Lúcia contou que o local é frequentado por pessoas em atitudes suspeitas, além da constante permanência de cavalos soltos. Outro problema é uma galeria de águas pluviais que segue em direção ao lago, mas a tubulação não foi finalizada. Resultado: água parada, com risco de se transformar em criadouro do mosquito transmissor da dengue.

Pedido é para que a limpeza atenda também uma densa área verde no bairro (Divulgação)

“Sem contar o mau cheiro. Faltou manilha e não chegaram até o final”, completou a autônoma. “Estamos cobrando uma limpeza de acordo, em toda área. Faz mais de três anos que não limpam. Agora nem o lago você enxerga mais. A Prefeitura limpou na parte mais para cima, mas foi meia boca”, desabafou.

“Se você não limpa seu terreno, a multa aplicada pela Prefeitura é de mais de R$ 2 mil”, reclamou. Ela também sugeriu que a administração municipal construa uma área de lazer no local, para atender toda comunidade.

  • OUTRO LADO

A reportagem encaminhou à Assessoria de Comunica da Prefeitura questionamentos sobre as demandas cobradas pela reclamante.

A resposta oficial da administração municipal foi somente que ‘esse local (mata), do loteamento Jardim das Araucárias, se trata de APP (Área de Preservação Permanente). Para qualquer intervenção, mesmo para limpeza, precisa de autorização da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Logo, o pedido deve ser protocolado na Sama (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) para que solicite essa autorização na Cetesb’.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui