José Malandrin ladeado pelas filhas Maria José e Sueli: cuidadores da pracinha (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade - anuncie aqui

Para quem passa pelo pequeno trecho da Rua Constantino Jahuar, na região da Vila Boa Esperança, fica praticamente impossível não perceber a beleza de uma bem cuidada pracinha. Um local que há 30 anos recebe atenção diária e especial por parte de membros da família Malandrin.

O trabalho voluntário envolve o aposentado José Malandrin, de 96 anos, e as duas filhas, Maria José Malandrin Kikumatsu, 69, e Sueli Malandrin, 58. Eles moram no imóvel em frente à área pública e fazem questão de dedicar preciosas horas do dia para zelar com esmero e muito carinho pelo cativante espaço.

Além da Constantino Jahuar, a pracinha é contornada no sentido bairro-centro pela Avenida Benedito Bataglini – onde há décadas passava a linha ferroviária que cortava o município. Atualmente o logradouro forma uma extensa rotatória ‘supervisionada’ pela família residente no bairro há mais de 50 anos.

“Praticamente é um canteiro”, classifica dona Sueli. “Não é uma praça porque não tem nome. É na verdade uma rotatória e há 30 anos criamos uma pracinha aqui”, explica. Árvores de várias espécies foram plantadas no trecho, sempre com mudas presenteadas por familiares e amigos.

A vegetação é diversificada e compreende belíssimos exemplares de primaveras, ipês rosas, amarelos e brancos, hibiscos rosas e até mesmo um pé de pau-brasil – este último presente de um sobrinho de Sueli -, entre outras preciosidades da flora brasileira.

Espaço de extrema beleza chama a atenção na Vila Boa Esperança (Paulo Bellini/ItapiraNews)

Há ainda árvores frutíferas, como aceroleira, jabuticabeira e pitangueira, saboreadas não somente pelos pássaros que ali convivem, mas também por muitas pessoas que passam. Com o tempo a área começou a ser melhor estruturada. “Tivemos a ideia de colocar pneus em volta de algumas árvores e pequenas cerquinhas de madeira para ornamentação”, destaca Sueli.

A manutenção do espaço é de responsabilidade da própria família, como a pintura. Pelo menos três comedouros e bebedouros para aves foram instalados sobre bases de concreto e diariamente são visitados por diferentes linhagens e cores. Formas de pizza ganharam guarda-chuvinhas e concedem proteção extra aos pássaros em dias de sol a pino.

Ração e frutas, principalmente banana e mamão, são repostas todas as manhãs pelo senhor José Malandrin, para alegria de sabiás, bem-te-vis, canarinhos, entre outros costumazes frequentadores da estrutura.

  • APOIO

Após solicitação da própria família, a Prefeitura instalou bancos no canteiro que virou praça e ainda auxilia nas podas mais altas. As mais simples ficam por conta de um jardineiro contratado pelos cuidadores.

De tão belo e bem cuidado, o local se transformou em chamariz. “Muitas pessoas passam por aqui e tiram fotografias da pracinha ou se fotografam no lugar”, conta dona Sueli.

Apesar dos inúmeros casos que se espalham pelo município, de espaços públicos degradados irresponsavelmente pela população, a área mantida pela família Malandrin nunca sofreu qualquer tipo de agressão. “Aqui graças a Deus ninguém joga lixo”, comemora.

Comedouros e bebedouros são visitados diariamente por passarinhos (Paulo Bellini/ItapiraNews)

Duas vezes por semana a vegetação é regada, graças a uma torneira incorporada à praça. “Isso por volta das 18h00, depois que o sol esconde, para manter tudo verdinho”, adianta Sueli. As tardes são sempre muito apreciadas, quando cadeiras de praia são acomodadas debaixo das árvores para momentos de tricô e crochê e animados bate-papos.

Ela, a irmã e o pai são exemplos vivos de carinho com o meio ambiente e de que é sim possível contribuir para um desenvolvimento urbano de qualidade a partir de pequenas ações de cidadania. “Se você tem uma pracinha na porta da sua casa, por que não cuidar? Faz tão bem para você e para todos que estão ao redor”, reforça. “Tudo que fazemos é por amor à natureza e não somente para nós, mas também para o próximo”, completa.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui