Fatec terá unidade em Itapira a partir do segundo semestre (Ilustração)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Antigo prédio do Sesi abrigará, provisoriamente, atividades da Fatec
Antigo prédio do Sesi abrigará, provisoriamente, atividades da Fatec
Publicidade - Anuncie aqui

Está confirmada a instalação de uma unidade da Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Itapira. A informação é da assessoria de imprensa do Centro de Educação Tecnológica ‘Paula Souza’, autarquia do Estado de São Paulo que administra as Fatecs e Etecs (Escolas Técnicas).

A instalação de uma unidade da Fatec em Itapira ficou evidenciada na terça-feira (03), quando a Câmara Municipal aprovou um Projeto de Lei Complementar (PLC) que autoriza o Poder Executivo a doar área ao Centro Paula Souza, para a construção da Fatec.

Na mesma sessão, os vereadores aprovaram um Projeto de Lei (PL) que autoriza o órgão a usar as dependências de um imóvel na Rua Tereza Lera Paoletti, no Jardim Bela Vista; durante o período de construção do prédio que abrigará a Fatec. O imóvel a ser ocupado é o mesmo que abrigava a Escola Sesi, recentemente transferida também para uma sede própria, na Vila Penha do Rio do Peixe.

A unidade, no prédio provisório, começará a funcionar no segundo semestre de 2014, conforme informou a assessoria de imprensa do Centro Paula Souza. Já a construção do prédio definitivo não teve prazo informado. Inicialmente, serão oferecidos cursos de Gestão da Tecnologia da Informação e Rede de Computadores.

O terreno doado, sem encargos e em caráter irrevogável e irretratável, possui área total de pouco mais de 13,6 mil metros quadrados, na Rua Afonso Cescon, no Distrito Industrial ‘Juvenal Leite’. Atualmente, a Fatec mais próxima a Itapira fica em Mogi Mirim.

Na mensagem anexa ao projeto, o prefeito José Natalino Paganini (PSDB) explica que a área será utilizada para a construção da sede definitiva da Fatec, e informa que as instalações provisórias funcionarão no antigo prédio cedido em comodato ao Sesi, também de propriedade do município.

Parte da área doada ao Centro Paula Souza para construção de unidade
Parte da área doada ao Centro Paula Souza para construção de unidade

Após um trecho do texto em que discorre sobre a história e atuação das Fatecs, o prefeito enfatiza a importância da doação da área. “Tendo em vista esta breve explanação da importância e da grandeza das Fatecs para o Estado de São Paulo, chega-se a uma conclusão positiva quanto à doação em tela, pois trará a nosso município e munícipes uma oportunidade de ingresso em uma unidade das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo, assim como traz desenvolvimento para Itapira”, diz Paganini, na mensagem ao Legislativo.

A cessão do prédio do Sesi foi estabelecida por 50 anos, com eventuais obras de adequação sendo executadas pelo município.

Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra 211 Etecs – como a ‘João Maria Stevanatto’, em Itapira – e 56 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) em 161 municípios paulistas.

As Etecs atendem cerca de 226 mil estudantes nos Ensinos Técnico e Médio. Atualmente, são oferecidos 127 cursos técnicos para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Este número inclui 3 cursos técnicos oferecidos na modalidade semipresencial, 24 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 2 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já nas Fatecs, mais de 64 mil alunos estão matriculados nos 65 cursos de graduação tecnológica.