Fatec itapirense inova com Curso de Extensão (Divulgação)
Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui

A Fatec (Faculdade Estadual de Tecnologia) de Itapira inova mais uma vez com a oferta inédita de cursos de extensão universitária. Voltado para profissionais graduados e estudantes de nível superior o segmento tem como ênfase os temas “Bases em Bioquímica e Biomecânica do Exercício da Força Muscular”.

As inscrições tiveram início nesta sexta-feira (22), no site da Fundação de Apoio à Tecnologia (www.fundacaofat.org.br) e podem ser realizadas até o dia 22 de março. Com 20 horas de duração e certificação expedida pela Fatec de Itapira o curso oferece um total de 40 vagas.

Para a conclusão do curso serão necessários quatro encontros – 23 e 30 de março além de 06 e 13 de abril, todos aos sábados das 13h00 às 18h00, na sede da Fatec de Itapira, localizada à rua Tereza Lera Paoletti, 590, no Jardim Bela Vista.

O diretor da Fatec, Luiz Henrique Biazotto, ressaltou que está confiante com a nova modalidade de ensino que a unidade passa a oferecer. “A extensão universitária é um dos três pilares de uma instituição de ensino superior, juntamente com o ensino e a pesquisa. Trata-se de uma ação inovadora junto à comunidade com o intuito de aperfeiçoar o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos dentro das faculdades”, frisou.

A coordenação dos cursos de extensão ficará a cargo do professor Dr. Lucas Rodrigues Lopes, docente na Fatec de Itapira, enquanto que o curso será ministrado pelos Professores Doutores Joaquim Maria Ferreira Antunes Neto e Guanis de Barros Vilela Júnior. Antunes Neto explicou a importância deste primeiro curso que abordará as bases bioquímicas e biomecânicas da força muscular.

“Em relação ao curso, a cidade de Itapira tem tradição no campo esportivo e da reabilitação. Profissionais da área da Educação Física de nossa cidade ocupam lugar de destaque na docência, coordenação e direção de instituições como a USP e a UNICAMP. Há, ainda, uma grande relação da cidade com o setor de saúde, contando hoje com dezenas de academias e clínicas de fisioterapia. O curso foi pensado em atender um público que, de antemão, já havia manifestado interesse em aprofundamento sobre a temática”, ressaltou.

O conteúdo programático do curso abrangerá os seguintes assuntos: Aspectos estruturais do tecido musculoesquelético: novos achados sobre a estrutura do sarcômero; Mecanismos desencadeadores de lesão e adaptação da fibra muscular: o estresse e o papel da contração excêntrica; Metabolismo do processo de produção de força muscular; Suplementos e produção de força muscular; Conceitos fundamentais da biomecânica para o treinamento de força muscular; Respostas biomecânicas no treinamento de força muscular; Bases cinemáticas do treinamento de força muscular; Bases cinéticas do treinamento de força muscular e Bases eletromiográficas no treinamento de força muscular.

O valor do investimento é de R$ 200,00. Outras informações sobre o curso de extensão podem ser obtidas pelo e-mail extensã[email protected]. Outras informações sobre processos seletivos, concursos, eventos e oficinas desenvolvidas pela Fatec de Itapira podem ser obtidas através do site www.fatecitapira.edu.br; na fanpage Fatec de Itapira “Ogari de Castro Pacheco” ou pelos fones (19) 3843.1996, 3843.7537 e 3863.5210.