A Etec (Escola Técnica Estadual) ‘João Maria Stevanatto’ e a Fatec (Faculdade Estadual de Tecnologia) ‘Ogari de Castro Pacheco’ de Itapira iniciaram uma pesquisa de opinião pública para entender a demanda e o interesse da comunidade escolar em relação ao curso AMS (Articulação da Formação Profissional Média e Superior).
A modalidade AMS permite que, em um período de cinco anos, o estudante conclua os ensinos Médio, Técnico e Superior, além de acrescentar 200 horas de atividades de contextualização profissional, ministradas por uma ou mais empresas parceiras.
“Estamos conduzindo esta pesquisa para entender a demanda e o interesse da comunidade escolar em relação ao curso AMS. A participação da população é essencial para que possamos oferecer uma formação de qualidade que atenda às necessidades e expectativas dos alunos e suas famílias”, diz o comunicado da pesquisa.
O formulário disponível neste link ficará aberto até este domingo, dia 28 de julho. Toda a população, incluindo alunos, responsáveis, ex-alunos e a comunidade em geral, é encorajada a participar.
Entre as perguntas estão qual curso melhor atenderia a demanda municipal. As opções incluem Administração, Biotecnologia, Enfermagem, Farmácia, Logística, Marketing, Qualidade, Química e Segurança do Trabalho.
A pesquisa realizada em conjunto com a população faz parte do processo inicial das tratativas das unidades junto ao CPS (Centro Paula Souza), para assim poder tornar viável a implantação da modalidade na cidade.
- MODALIDADE AMS
Nos três primeiros anos, o aluno cursa o Ensino Médio integrado ao Técnico e desenvolve 200 horas de formação profissional em uma ou mais empresas parceiras.
Após esse período, sem necessidade de vestibular, é possível fazer um curso superior de tecnologia do mesmo eixo tecnológico, que será concluído em mais dois anos. Para passar para a segunda etapa, o estudante deverá se inscrever em um edital de avaliação de competências aberto pela Fatec em momento oportuno.
Ao completar os três primeiros anos de estudo, além de concluir o Ensino Médio, o aluno receberá o diploma de Técnico, que lhe dará o direito de exercer a habilitação profissional.
Caso opte por continuar na Fatec, ao terminar o quinto ano de estudo, o aluno receberá o certificado de conclusão do curso superior de tecnologia.
A ideia do curso AMS já estava sendo desenvolvida em Itapira desde o ano passado e a expectativa inicial é que seja aplicado na cidade a partir do ano que vem.