Direção e funcionários da Fatec Itapira: comemoração pelos 10 anos (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade - anuncie aqui

A Fatec (Faculdade Estadual de Tecnologia) ‘Ogari de Castro Pacheco’ completa a primeira década de atividades acadêmicas em Itapira nesta sexta-feira (28).

Com a missão de formar profissionais qualificados para um mercado de trabalho cada vez mais exigente, pela instituição de ensino superior já passaram de 2,3 mil estudantes nesses 10 anos.

Para consolidar a unidade itapirense como um importante polo educacional tecnológico na região, a direção mantém gestões incansáveis focadas em brevemente oficializar um curso articulado com a Etec (Escola Técnica Estadual) ‘João Maria Stevanatto’, classificado como inovador, bem como buscar um prédio mais amplo.

Um evento especial foi organizado para celebrar os 10 anos da faculdade neste sábado (29), às 19h00, no Clube da Saudade. A cerimônia restrita recepcionará representantes dos corpos docente e discente, autoridades municipais e estaduais e demais convidados.

O patrono da Fatec Itapira, o empresário Ogari de Castro Pacheco, confirmou presença, assim como o coordenador de ensino superior de graduação do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Rafael Ferreira Alves.

Primeiro diretor eleito da unidade, Luiz Henrique Biazotto, 39, compõe o quadro da faculdade desde a inauguração, em 2014. Na época professor e coordenador de curso da Fatec Mogi Mirim, ele ajudou na organização do novo espaço de educação tecnológica, em colaboração com o então diretor de implantação, André Giraldi.

“Também coloquei a mão na massa”, lembra Biazotto, que sucedeu, além de Giraldi, o também diretor de implantação Paulo Barbieri. Do início com a oferta apenas de Gestão da Tecnologia da Informação, e na sequência com a incorporação de Gestão da Produção Industrial, Gestão Empresarial e mais recentemente Desenvolvimento de Software Multiplataforma, o crescimento da Fatec Itapira nesses 10 anos é notório.

“Seguimos crescendo bastante. Todos os funcionários são bem dedicados, os alunos são engajados e os professores fazem a diferença”, elogiou. “Trazer isso para a população é algo bem gratificante e a ideia é estreitar ainda mais as relações e mostrar para a sociedade todo potencial da Fatec. E o principal é chamar as empresas, para que avaliem os trabalhos dos alunos”, completou.

  • FUTURO PROMISSOR

Biazotto adiantou que em breve deve ser anunciado um curso inovador em parceria com a Etec, que articulará os ensinos médio e superior. “O aluno fará o vestibulinho e cursará o ensino médio pela Etec, mas em uma sala descentralizada na Fatec, e ao terminar os três anos, poderá ser admitidos no ensino superior sem a necessidade do vestibular”, explicou.

Além disso, o diretor confirmou que seguem a gestões em busca de um prédio mais amplo. “Estamos tentando junto ao Centro Paula Souza a viabilidade desse local para a nova sede da Fatec. Hoje, para abrirmos um novo curso, temos que fechar outro”, disse, usando como exemplo Gestão da Tecnologia da Informação, que foi substituído por Desenvolvimento de Software Multiplataforma.

Atualmente são cerca de 540 matriculados e desde a inauguração já passaram pela unidade 2.341 estudantes. A equipe administrativa é composta por 11 servidores e três estagiários e atualmente são 49 docentes em atuação.

  • LEMBRANÇAS

A diretora acadêmica Daniela Bellini Destro Altafini Trani, 46, e o analista de suporte de TI, Leandro José Silveira, 39, estão na Fatec Itapira desde a implantação e guardam na memória todo processo de organização e estruturação da unidade em Itapira.

“Era somente a turma de Gestão da Tecnologia da Informação. Ver o crescimento da Fatec nesses 10 anos é um presente. É extremamente gratificante acompanhar o crescimento dos alunos, desde a matrícula até o diploma, e ver o quanto a gente foi responsável por alavancar a carreira deles”, celebra.

Silveira foi outro que colocou a ‘mão na massa’ desde o início, então transferido da Fatec Mogi Mirim, onde atuava. “Quando falaram que teria uma Fatec em Itapira, na minha cidade, nem acreditei”, recorda.

“Fico muito contente em ver tudo isso. Passei pelas três gestões de diretores e cada um complementou o outro. A Fatec foi evoluindo com o tempo e todos começaram e deram continuidade aos projetos. Cada um com um perfil próprio e a Fatec cresceu muito nesses 10 anos”, completa.

Print Friendly, PDF & Email
Publicidade - Anuncie aqui