A Fatec (Faculdade Estadual de Tecnologia) ‘Ogari de Castro Pacheco’ será palco da primeira edição da Minimaratona de Programação.
A disputa é voltada para estudantes de Fatecs, Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) e demais instituições de ensino da região. As inscrições prosseguem até o dia 9 de abril pela plataforma Sympla.
Limitado a 40 participantes, o evento compreende duas etapas. A primeira, agendada para 6 de abril, consiste na resolução individual de 11 desafios de complexidade variada, no período de quatro horas, das 13h00 às 17h00.
Os competidores mais bem classificados avançarão para a segunda fase, prevista para 13 de abril, quando formarão equipes constituídas por três componentes e enfrentarão problemas utilizando diferentes linguagens de programação (C+, Java, Python, C, entre outras).
Ambas etapas serão presenciais, na sede da Fatec Itapira, localizada na Rua Tereza Lera Paoletti, 590, no Jardim Bela Vista. A organização está a cargo de seis docentes do curso Tecnologia em Desenvolvimento de Software Multiplataforma, em processo de implementação na unidade itapirense.
A coordenadora do curso, Márcia Regina Reggiolli, explicou que, além da logística, os docentes desenvolveram um caderno com as regras da competição e outro com questões para auxiliar os participantes. O objetivo é resolver, no menor tempo possível, desafios que refletem as demandas profissionais da área de programação no mercado de trabalho.
“Durante a maratona, os competidores desenvolvem habilidades de trabalho em equipe, análise crítica de problemas, controle e gestão do tempo, raciocínio lógico e capacidade de organização, além de trocar experiências entre si”, enfatiza.
- PREPARAÇÃO
A competição também busca preparar os estudantes da Fatec Itapira para a competição estadual Interfatecs, organizada pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e marcada para maio, em Bragança Paulista (SP).
“Em 2023, participamos pela primeira vez da Interfatecs, um evento que envolve equipes compostas por estudantes de todas as Fatecs do Estado de São Paulo, e já na estreia conseguimos classificar uma equipe para a etapa final. Estamos muito otimistas este ano e observamos um amadurecimento nos alunos que participaram da competição no ano passado”, destaca Márcia.