Fatec Itapira terá curso de Gestão Empresarial em 2017

Unidade da Fatec em Itapira: processo seletivo em andamento (Arquivo)
Fatec Itapira inaugura novo curso em 2017 (Arquivo)
Fatec Itapira inaugura novo curso em 2017 (Arquivo)

A Fatec (Faculdade de Tecnologia) ‘Ogari de Castro Pacheco’, em Itapira, abrirá seu terceiro curso a partir de 2017.

A implantação de graduação tecnológica em Gestão Empresarial na unidade foi autorizada pelo Conselho Deliberativo do CPS (Centro Paula Souza), autarquia do Governo do Estado responsável pelas faculdades gratuitas.

Atualmente, a Fatec itapirense tem dois cursos: Gestão da Produção Industrial e Gestão da Tecnologia da Informação. Segundo CPS, o novo curso foi aprovado na última quinta-feira (20) e a publicação da portaria estava prevista para sair na edição deste sábado do DOE (Diário Oficial do Estado).

Apesar de confirmar a implantação do curso de Gestão Empresarial em Itapira, o Centro Paula Souza não forneceu mais detalhes, como número de vagas, período e se o curso já estará disponível no primeiro semestre. Conforme informado pela assessoria de imprensa do CPS, essas informações somente deverão ser oficializadas a partir da publicação da portaria do processo seletivo, cujas inscrições começarão no dia 16 de novembro no site www.vestibularfatec.com.br.

Enquanto isso, os interessados já podem fazer a solicitação da redução ou isenção da taxa do vestibular, estabelecida em R$ 75,00. O prazo vai até a próxima quarta-feira, 26, e o procedimento pode ser feito no mesmo endereço eletrônico. O exame está marcado para o dia 8 de janeiro. A Fatec itapirense será a única em um raio de aproximadamente 100 km a oferecer aulas presenciais de Gestão Empresarial. A unidade mais próxima que conta com o mesmo curso fica em Americana-SP. Outras cidades com distância entre 100 e 150 km – como Piracicaba (SP) e Jundiaí (SP) também oferecem a graduação. A Fatec Artur de Azevedo, em Mogi Mirim (SP), já oferece o mesmo curso, porém somente na modalidade EaD (Educação a Distância

Na Gestão Empresarial, o aluno estuda contabilidade, economia e administração, que são as bases do curso. Direito tributário, logística, empreendedorismo, gestão ambiental, comportamento organizacional (postura do profissional no ambiente de trabalho) e utilização de ferramentas de marketing para motivar e orientar os funcionários também fazem parte da formação. O aluno aprende a elaborar o planejamento estratégico, que define os objetivos de uma empresa e traça as estratégias para alcançá-los usando os recursos disponíveis de maneira eficiente. O tecnólogo em Gestão Empresarial atua no planejamento de atividades e recursos, na organização do trabalho e na gestão de pessoas – que define quem é responsável por determinada função e como deve ser o desempenho, por exemplo. Também controla as atividades e monitora o cumprimento das tarefas. O principal mercado de trabalho são empresas públicas e privadas de qualquer segmento. Mas o tecnólogo em Gestão Empresarial também pode aproveitar seus conhecimentos para gerir um negócio próprio.