Casa da Cultura começa ser reformada (Paulo Bellini/ItapiraNews)
publicidade

Interditada há quase dois anos – desde janeiro de 2020 – a Casa da Cultura ‘João Torrecillas Filho’, situada no Parque Juca Mulato, finalmente entrou em processo de reforma.

As obras, segundo a Prefeitura, começaram no final de outubro para resolver os problemas estruturais e infiltrações que impossibilitavam o uso do imóvel, que antes abrigava a Biblioteca Municipal ‘Mário da Fonseca Filho’ e também a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

“Esse é um prédio muito importante que estamos preservando. Com essa reforma, a Casa da Cultura poderá voltar a funcionar como um importante núcleo cultural de nossa cidade”, afirmou o prefeito Toninho Bellini (PSD), que nesta semana visitou as obras.

Bellini fez visita ao local (Divulgação)

O pacote de melhorias no local contempla reparo nas fundações para evitar novos danos; adequação de acessibilidade nas áreas externa e interna, inclusive com construção de elevador; reparos nas rachaduras; troca de calhas e parte do telhado para evitar novas infiltrações, troca de parte do madeiramento que foi danificado pelas infiltrações; e reforma de toda a rede elétrica para atender a necessidade da secretaria.

Do lado de fora, a fiação que está à vista também será ocultada para deixar a fachada livre. O trabalho está sob responsabilidade da empresa PH4 Construções e Engenharia Ltda EPP, vencedora da concorrência pública.

O custo total da obra é de R$ 337.833,27, sendo que R$ 250 mil é custeado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo através do Programa Parcerias Municipais.

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, César Lupinacci, a previsão é que a reforma esteja concluída em cinco meses. Depois, o setor administrativo da pasta – que hoje funciona no prédio do Uniesi (Centro Universitário de Itapira) – voltará à sua sede original.

No local também deverá ser instalado um Posto de Informações Turísticas. As demais dependências do prédio serão utilizadas para exposições, eventos, palestras e outras atividades culturais.

Print Friendly, PDF & Email

Publicidade - Anuncie aqui