Tradicional evento segue até o dia 13 e reúne milhares de pessoas
Publicidade - Anuncie aqui também!
Tradicional evento segue até o dia 13 e reúne milhares de pessoas
Tradicional evento segue até o dia 13 e reúne milhares de pessoas
Publicidade - Anuncie aqui

Começa nesta quinta-feira a 126ª Festa em Louvor a São Benedito, popularmente conhecida como Festa de Maio. As tradicionais barracas (131, ao todo) já ocupam diversas ruas em torno do Largo de São Benedito e da Praça Mogi Mirim.

Por ocasião do evento, o trânsito já sofre alterações nas vias próximas à área da festa, com diversos pontos de interdição. O Parque de Diversões também já funciona no evento segue até o dia 13.

A abertura oficial da parte religiosa da festa ocorre às 19h30, com missa em ação de graças pela canonização do Papa João Paulo II. A celebração é conduzida pelo pároco da Igreja Matriz de São Benedito, padre Ademir Bernardelli. Na sexta-feira, também às 19h30, a liturgia é dedicada Às famílias que acolheram as capelinhas de São Benedito em suas residências. No sábado, a tradicional Troca das Vestes do Menino Jesus começa também às 19h30.

O domingo marca o início da novena dedicada ao padroeiro, que segue até o dia 12 (segunda-feira), penúltimo dia da festa. A programação religiosa envolve missas diárias às 15h00 (novena) e 19h30 (solene). No dia 11 também será realizada uma missa especial pelo Dia das Mães, com a benção das rosas. Para o mesmo dia é prevista uma celebração dedicada às mães já falecidas, que será realizada na capela do Cemitério Municipal da Saudade, às 15h00.

A programação artístico-cultural começa no domingo (04), conforme cronograma divulgado pela Prefeitura (veja abaixo). A Festa de Maio segue até o dia 13, ponto alto das atividades. Às 05h00 haverá o toque dos sinos e queima de fogos, seguido pela missa e benção dos integrantes das congadas convidadas. O término dos rituais religiosos será marcado ainda pelo oferecimento do café da manhã aos congadeiros.

Parque de diversões já está em funcionamento
Parque de diversões já está em funcionamento

Ás 09h00 acontece a largada da Procissão da Corte, defronte ao Hotel São Paulo, na área central da cidade. Às 10h00, será realizada a benção e acolhida de todos os participantes do cortejo na tenda montada no Largo de São Benedito.

A celebração será conduzida na ocasião pelo bispo da Diocese de Amparo, Dom Pedro Carlos Cipollini. Um dos momentos mais importantes da festa acontece às 17h00, com a procissão de encerramento da Festa de São Benedito.

Perto de 15 mil pessoas, são aguardadas para a celebração, que termina ao retornar par ao Largo, onde acontece a benção final sob a marquise da Matriz de São Benedito. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar atuam na segurança, complementada por agentes particulares contratados pela Prefeitura.

Programação Artístico / Cultural

  • 04/05 (domingo)

18h30 – Procissão da Bandeira com Congada Mineira de Itapira, saída defronte ao Hotel São Paulo.

  • 05/05 (segunda-feira)

20h00 – Casa das Artes Grupo de Viola Caipira.

  • 06/05 (terça-feira)

20h00 – Apresentação da Catira Flor do Mato e após Orquestra Sertaneja de Viola Caipira.

  • 07/05 (quarta-feira)

09h30 – Noite da Dança

  • 08/05 (quinta-feira)

20h00 – Apresentação da Congada descendo desde a Praça Mogi Mirim até o ESO, e após apresentação da Capoeira Cordão de Ouro no Palco.

  • 09/05 (sexta-feira)

20h00 – Desfile de Escolha da Pérola Negra no Clube da Saudade.

  • 10/05 (sábado)

14h00 – Contação de Histórias e Máquina do Mundo na Praça Mogi Mirim.
21h00 – Apresentação de Ramon e Adriano e Banda no Palco em frente ao Clube da Saudade.

  • 11/05 (domingo)

20h00 – Apresentação da Banda Lira Itapirense.

  • 12/05 (segunda-feira)

20h00 – Apresentação da Banda Casa das Artes e Grupo de Viola Caipira Casa das Artes.

  • 13/05 (terça-feira)

09h00 – Procissão da Coroa com Congadas de Itapira e região, saindo defronte Hotel São Paulo
11h00 – Homenagem ao Busto da Mãe Preta
17h00 – Procissão com Banda Lira Itapirense e Congadas