Publicidade - Anuncie aqui também!
Publicidade - Anuncie aqui
via Megaphone Cultural
Festa de Maio novamente atraiu milhares de pessoas (Divulgação)

A 129ª edição da Festa de Maio de Itapira tem seu encerramento neste sábado (13), com atividades culturais e religiosas abrigadas principalmente no Largo de São Benedito.

O evento teve início no último dia 4 e, desde então, milhares de pessoas passaram diariamente pela festa para participar dos ritos religiosos, prestigiar as atrações culturais e também visitar as barracas de gêneros alimentício e comércio em geral.

Neste sábado, a programação teve início já às 5h00 com Alvorada Festiva e participação da Banda Lira Itapirense, seguida de missa de bênção das Congadas. Ao fim da celebração houve o tradicional café da manhã coletivo. Um pouco mais tarde, às 9h00, os congadeiros, a Banda Lira e as Pérolas Negras homenageadas se reuniram defronte o Hotel São Paulo, na Rua Orestes Pucci, para a saída da Procissão da Corte. O trajeto passou as ruas José Bonifácio e Comendador João Cintra e segue até o Largo São Benedito. Na chegada, missa e procissão em direção ao Busto da Mãe Preta, com homenagens.

A programação musical ocorre entre 11h30 e 14h00 no Palco Cidade com o Sabadão Sertanejo da Rádio Clube de Itapira. Em seguida, tem início o Encontro de Congadas com as congadas de Rio Claro (SP), Aguaí (SP), Mogi Guaçu (SP), Socorro (SP) e Itapira. A missa que antecede a procissão começa às 16h00 na Matriz de São Benedito. Às 17h00 sai a procissão solene com participação dos festeiros, das congadas e da Banda Lira Itapirense.

O cortejo passa pela Avenida Rio Branco, Rua Rui Barbosa, Rua XV de Novembro e Rua Comendador João Cintra em direção ao Largo São Benedito. Na chegada, grande queima de fogos e bênção final. O encerramento da programação ocorre às 21h30 com o espetáculo ‘O Quebra Nozes’, da Cia Cisne Negro, de São Paulo, que comemora 40 anos de atividades e apresenta a peça há 30 anos no Teatro Alfa (SP).

Essa será a segunda apresentação ao ar livre da companhia, que só se apresentou ao ar livre uma vez, em frente ao Estádio do Pacaembu. Na região, apenas Campinas (SP) já recebeu o espetáculo. A apresentação é patrocinada pelo Laboratório Cristália, que na celebração de seus 45 anos, presenteia o município com um show de alto nível para o encerramento da festa. A entrada é gratuita.

Programação Cultural

Palco Cidade

  • 13 de maio

11h30 às 14h00 – Sabadão Sertanejo (Rádio Clube de Itapira)

14h00 – Encontro de Congadas

21h30 – “O Quebra Nozes” (Cia. Cisne Negro – SP)

Programação Religiosa

  • 13 de maio

05h00 – Alvorada

05h30 – Missa e Bênção das Congadas

09h00 – Procissão da Corte (saindo do Hotel São Paulo)

10h00 – Missa Solene

14h00 – Terço dos Festeiros

16h00 – Missa de saída da Procissão

17h00 – Procissão Solene

  • 14 de maio

10h00 – Missa em homenagem às Mães

15h00 – Missa no Cemitério

19h00 – Missa de encerramento das festividades de São Benedito