A edição de 2024 do Amparo em Foco – Festival de Fotografia de Amparo (SP) está confirmada para os dias 7 a 10 de novembro, na antiga Estação Mogiana, na Praça Pádua Salles.
O evento, considerado um dos mais importantes do Estado de São Paulo, concentra ampla programação gratuita e aberta ao público de todas as idades.
Neste ano, os temas de destaque são atuais e concentram grande relevância no país e no mundo: acessibilidade e inclusão social. De acordo com a organização, a intenção é comprovar durante os quatro dias de programação que é possível garantir às pessoas a participação plena na sociedade mesmo diante de suas limitações.
“Sempre pensamos na programação do festival de fotografia para ser a mais inclusiva e democrática possível, e este ano a acessibilidade está ainda mais presente com o elevador no Cine Foto Clube. Nosso evento oferece Libras nas palestras, audiodescrição em algumas exposições e utilizamos espaços amplamente acessíveis. A arte é universal e trabalhamos para incluir todos os públicos”, disse o produtor executivo Reginaldo Leme.
O fotógrafo e produtor cultural Iatã Cannabrava é o homenageado da oitava edição do Festival de Fotografia Amparo em Foco. Referência no Brasil, ele participa da roda de conversa “Diálogos Fotográficos” no sábado, dia 9 de novembro, às 17h00, na Estação Mogiana.
Outra atração na programação do Amparo em Foco, em 2024, é a presença do fotojornalista João Roberto Ripper, com mais de 50 anos de experiência, que faz palestra no Amparo em Foco no sábado, dia 9 de novembro, às 20h00 na Estação Mogiana.
Depois disso, às 21h00, acontece o lançamento do livro “Comunidades Tradicionais – a sabedoria de nossos povos”, de João Ripper e Nós. A obra traz imagens de 17 comunidades visitadas por Ripper e outros sete fotógrafos.
Em comum, ambos os profissionais desenvolveram ao longo da carreira projetos que revelam o cotidiano de pessoas de comunidades menos favorecidas, contando histórias através de imagens de um mundo quase que invisível. Além disso, Iatã Cannabrava e João Ripper são profissionais que, mesmo diagnosticados com a Doença de Parkinson, reúnem forças para continuar em frente.
O Amparo em Foco é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal e a programação completa está disponível no site oficial.